Zinho critica postura do Flamengo com Neymar: 'Veneraram demais'

Atualizado: 17/07/2025, 20:54
Neymar do Santos controla a bola na frente de Gonzalo Plata do Flamengo durante a partida do Brasileirão 2025 entre Santos e Flamengo no Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro) em 16 de julho de 2025 em Santos, Brasil.

O ex-jogador e agora comentarista Zinho não poupou críticas à postura do Flamengo na partida contra o Santos, válida pelo Brasileirão. Durante o programa "Equipe F", da "ESPN", ele detonou o que chamou de "veneração exagerada" dos jogadores rubro-negros em relação a Neymar, apontando a falta de uma marcação mais incisiva como um fator crucial para a derrota na Vila Belmiro.

➕ Santos 1x0 Flamengo: torcida rubro-negra se revolta e pede reforços

Segundo Zinho, o respeito excessivo demonstrado em campo facilitou as ações do camisa 10 santista, que teve liberdade para circular e, por fim, decidir o jogo.

Superbet
Superbet
4/5
proApostas ao Vivo

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

"Respeitaram bastante. Eu joguei contra ídolos meus: Sócrates, Éder, Luizinho, Serginho Chulapa… eu cresci vendo esses caras jogando. Foram referências. Mas, quando começou o jogo, eu quero ganhar deles", relembrou Zinho, traçando um paralelo com sua própria carreira.

Para o comentarista, a atitude dos jogadores do Flamengo foi além do respeito profissional, transformando-se em uma admiração que prejudicou o desempenho da equipe.

"Eu vi um respeito exagerado, estavam venerando demais. Na hora do jogo é concentração. Muito sorriso e muito tapinha. Eu sei que o Neymar desperta isso, é um astro. A gente torce para que ele tenha sequência e vá para a Seleção", afirmou.

A crítica de Zinho se concentrou na falta de imposição física e tática para neutralizar a principal estrela do adversário. Ele argumenta que seria possível anular Neymar sem recorrer à violência ou a entradas desleais, mas simplesmente diminuindo os espaços.

"Não é violência e ser desleal, mas tem que cortar o espaço dele. Tem que ter um jogador mais próximo e não dando espaço para que impedir que a bola chegasse, como chegou e ele decidiu", analisou. 

Zinho acha que Flamengo fez bom jogo

Apesar do revés, Zinho ponderou que o Flamengo não fez uma partida de todo ruim. Ele também minimizou o impacto da ausência do centroavante Pedro, argumentando que o estilo de jogo implementado pelo técnico Filipe Luís já está consolidado e que, em caso de vitória, o treinador seria elogiado pela estratégia.

“O Flamengo dominou, mesmo sem fazer um jogo brilhante. Estou vendo muita gente criticando. Para mim, o Flamengo estava mais próximo de vencer que o Santos […] O Filipe Luís joga sem centroavante e tem mobilidade. Por isso que não coloca o Pedro e tem todo o direito. Dessa vez, não deu certo porque o Santos marcou muito bem", destacou.

O Flamengo volta a campo neste domingo (19), às 19h30 (de Brasília), no Maracanã, para o clássico contra o Fluminense, também pelo Brasileirão.


James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.