VP do Vasco fala em VLT e obras no entorno de São Januário

Melhorar as condições de chegada do torcedor a São Januário é uma das lutas atuais do Vasco. Durante o evento Lance! Talks, Renato Brito, segundo vice-presidente geral do clube, falou sobre o plano do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) chegar até o estádio.
➕ Vasco reavalia expansão de São Januário
Brito defendeu o plano de levar o VLT até a região e projetou o início das obras para 2026. A proposta está diretamente vinculada à venda do potencial construtivo, que seguirá direcionada a melhorias no entorno do estádio.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
Reforma de São Januário
Segundo o dirigente, o projeto não visa apenas trazer melhorias para o Vasco e ao estádio de São Januário, mas também ao entorno e para a população. Além disso, Brito também falou que já há acordo com três parceiros para as obras e que a expectativa é iniciá-las já em 2026.
"Não é só uma lei que trata da reforma de São Januário, mas há uma série de contrapartidas que o Vasco tem que cumprir. O dinheiro do potencial vai ser investido no entorno de São Januário, talvez fazer o VLT chegar até lá. A intenção é de que isso seja um instrumento de melhorias do entorno. Nossa intenção é começar a reforma no ano que vem, mas depende de efetivar a venda. Está cada dia mais perto. Temos três parceiros bem avançados. A expectativa está toda voltada pro ano que vem", afirmou.
Transporte público e a ampliação de São Januário
O vereador Pedro Duarte também participou do evento e destacou a importância do transporte público para acompanhar o crescimento do Vasco e do estádio. De acordo com ele, a ampliação de São Januário aumentará consideravelmente o fluxo de pessoas, e a chegada do VLT pode ser decisiva para melhorar a vida dos torcedores nos dias de jogo.
"Temos que definir quanto seria essa capacidade. Depois, fazer uma análise do impacto viário. Esse estudo elenca o que você precisa realizar de obra para viabilizar (a expansão do estádio). A saída de São Januário não é fácil com 26 mil pessoas, imagina com 46 mil. A Prefeitura faz um estudo da expansão do VLT para São Cristóvão até a Feira de Tradições Nordestinas, mas não tem para São Januário. Já apresentei uma proposta de extensão. Com o VLT e uma logística de vans e micro-ônibus, ajudaria bastante", disse Duarte.
Por fim, o VP Renato Brito Renato Brito também revelou que o Vasco contratou uma empresa especializada para elaborar um projeto viário voltado à mobilidade urbana no entorno de São Januário. A ideia é ampliar o espaço para pedestres e garantir integração com meios de transporte que já atendem a região, como o trem.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.











