Vini Jr e Luighi: casos de racismo impulsionam PL em estádios no Brasil

Atualizado: 10/03/2025, 19:10
Ao depor sobre caso de racismo contra o Mallorca, Vini Jr., ex-Flamengo e jogador do Real Madrid, diz não abrir mão de punções aos racistas

A deputada federal, Sâmia Bomfim (PSOL-SP), afirmou que a bancada do PSOL atuará para que o Projeto de Lei 3089/23, que trata da implementação do “Programa Vini Jr. de Combate ao Racismo” tramite em regime de urgência na Câmara dos Deputados. A iniciativa, de autoria do deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), propõe medidas para coibir manifestações racistas nos estádios e arenas esportivas em todo o Brasil.

Vini Jr anota golaço, e Real Madrid vence Rayo Vallecano

O projeto ganha ainda mais relevância após os recentes casos de racismo no futebol envolvendo os jogadores Vini Jr e Luighi. O atacante revelado pelo Flamengo tem sido alvo de ataques racistas no futebol espanhol há anos. O último aconteceu no dia 26 de fevereiro, pelo primeiro jogo da semifinal da Copa do Rei, entre Real Sociedad e Real Madrid, quando torcedores do time da casa  praticaram insultos racistas com o atacante.

Superbet
Superbet
4/5
proApostas ao Vivo

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Durante a Libertadores Sub-20, em um jogo entre Palmeiras e Cerro Porteño, torcedores paraguaios imitaram macacos para ofender o meio-campista Figueiredo e cuspiram no atacante Luighi, que saiu chorando de campo após a falta de ação da arbitragem. Esses episódios reforçaram a necessidade de respostas mais contundentes contra o racismo no esporte.  

“Racismo é crime e precisa ser efetivamente combatido, dentro e fora de campo! É por isso que estamos batalhando na Câmara dos Deputados pela tramitação em regime de urgência do nosso projeto de lei 3089/23, assinado por toda a bancada da federação PSOL-Rede e inspirado na lei já em vigor no Rio de Janeiro”, afirmou Sâmia Bomfim em rede social.

Confira detalhes da proposta

A proposta prevê a interrupção imediata de eventos esportivos em caso de denúncia ou comprovação de ato racista, além de campanhas de conscientização e capacitação de profissionais. No Rio de Janeiro, uma legislação estadual já estabelece medidas contra o racismo no esporte, servindo de referência para o projeto federal.  

Chico Alencar destacou a urgência da pauta e a necessidade de punições mais rigorosas. “Nenhuma pessoa deveria passar por atos como esse que Vini Jr., Luighi e tantos outros enfrentam quase diariamente – e pior – com a quase certeza da impunidade de seus algozes. Uma campanha que diz ‘BASTA DE RACISMO’ não pode ficar só no campo do marketing”, disse o deputado.

Real Madrid tem duelo decisivo na Champions

O Real Madrid enfrenta o Atlético de Madrid na quarta-feira (12), às 17h (de Brasília), pelo jogo de volta das oitavas da Champions. Os Merengues levam a vantagem do 2 a 1 no primeiro duelo. Neste domingo (9), a equipe venceu o Rayo Vallecano, no Bernabéu, com gols de Vini Jr e Mbappé, empatando em pontos com o líder Barcelona, que tem um jogo a menos.

 


James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.