Vasco tem 11 jogadores emprestados a outros clubes; veja situações para 2026

Atualizado: 16/11/2025, 19:45
Presidente do Vasco, Pedrinho concede entrevista coletiva em São Januário

O Vasco monitora de perto a situação de seus 11 jogadores emprestados, com o departamento de futebol já se movimentando para definir o futuro de cada um visando a temporada 2026.

➕ Gabriel Grando volta aos treinos e fica à disposição de Mano Menezes para Grêmio x Vasco

O cenário é misto. Enquanto teve gente que aproveitou a oportunidade e pode retornar, atletas contratados com expectativa, como Sforza, não devem mais vestir a camisa cruzmaltina.

F12
F12
4/5
proOdds competitivas em esportes populares.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-5, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

A direção terá que tomar decisões importantes nos próximos meses, avaliando quem retorna para ser observado pela comissão técnica, quem será negociado em definitivo e quem terá o empréstimo renovado.

JP se destaca no Avaí e deve ficar no Vasco

Avaí x América-MG — Foto: Fabiano Rateke / Avaí F.C.
Foto: Fabiano Rateke / Avaí F.C.

O caso de maior sucesso entre os emprestados é, sem dúvida, o do meia JP. Cria da base vascaína, o jogador foi cedido ao Avaí no início do ano para ganhar a "rodagem" que não teria em São Januário. A aposta foi certeira.

JP se consolidou como um dos principais nomes do time catarinse na Série B. Disputando 28 partidas (23 como titular), o meia contribuiu com cinco gols e boas atuações, sendo um dos destaques da competição.

Com boas referências, JP será avaliado de perto pelo técnico Diniz e sua comissão, tendo chances reais de ser reintegrado ao elenco principal em 2026, como informou o "ge".

Sforza e Lyncon decepcionam e devem sair

Sforza é apresentado pelo Juventude — Foto: Fernando Alves/EC Juventude
Foto: Fernando Alves/EC Juventude

Na contramão de JP, o volante argentino Juan Sforza não correspondeu. Contratado com grande expectativa em 2024, ele perdeu espaço em 2025 e foi emprestado ao Juventude para ganhar ritmo.

No time gaúcho, Sforza pouco atuou: foram apenas sete jogos, sendo somente dois como titular. Com contrato até o fim de 2028, o Vasco deve buscar uma negociação em definitivo para o argentino no início do próximo ano.

Lyncon do Vasco com a camisa do Volta Redonda
Foto: Rafaela Campos - COMKT/ VRFC

Situação similar vive Lyncon. Cotado como promessa na base, o zagueiro seguiu os passos de JP para ganhar experiência, mas foi emprestado ao Volta Redonda. No clube, que acabou rebaixado, o defensor não teve oportunidades, entrando em campo em apenas uma partida, já nos acréscimos do segundo tempo.

Maxime e Loide também devem permanecer longe do Vasco

Dois jogadores cedidos a clubes estrangeiros vivem situações distintas, mas ambos devem permanecer longe do Rio de Janeiro.

111ca81274a294a6bc5b16b94d1794460e252f5640a667976d37136a8816b686
Foto: Neil Davidson/ The Canadinan Press

O meia suíço Maxime Domínguez, contratado em 2024 para repor a saída de Adson, não vingou no Vasco. Emprestado ao Toronto FC, do Canadá, no início de 2025, o jogador teve sequência, atuando 25 vezes (15 como titular) e dando uma assistência. Contudo, seu contrato de empréstimo vence no fim deste ano e ele está fora dos planos do Vasco para 2026.

Após seis meses no Vasco, Loide Augusto retorna ao futebol turco por empréstimo
Foto: Divulgação/Rizespor

Loide Augusto foi para o Caykur Rizespor, da Turquia. O atacante angolano tem tido bom aproveitamento, sendo titular em quatro dos cinco jogos que disputou, com uma assistência. Seu empréstimo vai até junho de 2026 e o contrato prevê uma opção de compra fixada, o que pode selar sua saída definitiva.

Maicon já tem saída decretada

Maicon Coritiba
Foto: Gustavo Oliveira/Coritiba

Um dos pilares do Coritiba na campanha do acesso à Série A, o zagueiro Maicon não retorna a São Januário. O "Xerifão", que atuou em 30 das 37 partidas do Coxa na Série B, já estava fora dos planos do Vasco e foi emprestado no início do ano.

Com contrato com o Vasco somente até o fim de 2025, Maicon já tem sua permanência alinhada com o Coritiba para a próxima temporada.

Outras situações

Os demais jogadores emprestados pelo Vasco são Alexsander, André Ricardo, Lucas Eduardo, Matheus Santana e Wisley. Segundo o "ge", nenhum desses atletas tem projeção de ser aproveitado pelo clube no próximo ano, e a direção deve buscar novas soluções, seja através de novos empréstimos ou negociações definitivas.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: WhatsAppBlueskyThreadsTwitter (X)Instagram e Facebook.

F12
F12
4/5
proOdds competitivas em esportes populares.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-5, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

 

 

 

 

 

 


Compartilhe
James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.