União anti-complô? CBF se une ao Flamengo em reclamação à Conmebol

Atualizado: 19/09/2025, 17:33
Sorrindo, Bap cumprimenta Samir Xaud durante entrega de medalhas

O escândalo que tomou conta da Libertadores na última quinta-feira (18), com a arbitragem absurda de Flamengo x Estudiantes, ainda vai render bastante. Agora, o Flamengo planeja até ir ao Paraguai para reverter a expulsão de Gonzalo Plata — e conta com a união da CBF para reclamar junto à Conmebol.

➕ 'Tsunami' do Flamengo e arbitragem caótica repercutem na mídia internacional

Pela ida das quartas de final da Libertadores, a partida começou de forma tranquila no Maracanã. O Flamengo abriu o placar com 15 segundos e ampliou aos oito, indicando que passaria por cima do Estudiantes. E, de fato, dominou o primeiro tempo inteiro e desperdiçou várias oportunidades.

Bet365
Bet365
5/5
proGrande variedade de mercados

Autorizado pela Portaria SPA/MF Nº 250, de 07/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

No entanto, entre erros aqui e ali, o colombiano Andrés Rojas já vinha irritando os jogadores. Sem abrir qualquer diálogo com os rubro-negros, o juiz passou a distribuir cartões ao Mais Querido, ignorou pênalti em Samuel Lino e completou tudo com a bizarra expulsão de Plata.

No fim, o time de desconcentrou com a lambança feita pelo árbitro e acabou levando um gol que mantém a eliminatória totalmente em aberto para o jogo de volta, na Argentina. E o Flamengo, obviamente, não vai simplesmente ficar parado.

Flamengo conta com apoio da CBF contra Conmebol

Desta forma, a jornalista Raisa Simplicio informou nesta sexta que o Rubro-Negro conta com a ajuda da CBF nessa empreitada junto à Conmebol. Isto porque, segundo o entendimento do clube, a entidade que rege o futebol brasileiro vai enviar um ofício à regente do futebol sul-americano.

Naturalmente, a intenção é buscar a anulação da expulsão, claramente equivocada. Se alguém sofreu falta no lance, inclusive, foi o próprio Plata — que acabou tendo o pé chutado enquanto fazia uma simples disputa de bola. E uma outra atitude do Rubro-Negro deve colaborar para isso.

Flamengo prepara viagem ao Paraguai para reclamar

Na próxima segunda-feira, segundo o jornalista Renan Moura, o Flamengo vai enviar uma comitiva diretamente ao Paraguai, sede da Conmebol, para tentar reverter a expulsão de Plata. Além do prejuízo causado no primeiro jogo, o equatoriano também está fora do segundo, o que gera uma dor de cabeça a mais ao clube.

E esse não será o único objetivo da viagem, já que o Rubro-Negro também planeja uma queixa formal contra o colombiano Andrés Rojas. Em entrevista coletiva após o jogo, Filipe Luís deixou claro que não gostaria de ver nunca mais o árbitro apitando jogos do Flamengo.

Para embasar a argumentação, o Flamengo monta uma espécie de dossiê com os erros cometidos por Andrés Rojas no Maracanã. O plano não é só tentar reverter a injustiça feita com Plata, mas também se proteger em relação ao jogo da volta — que não teve arbitragem definida pela Conmebol até o momento.

O segundo jogo entre Flamengo e Estudiantes está marcado para a próxima quinta-feira, na Argentina, e vai decidir qual dos dois se classifica para disputar a semifinal da Libertadores. Por ter vencido a partida de ida por 2 a 1, o Rubro-Negro pode empatar fora. Antes disso, há o clássico contra o Vasco, neste domingo.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: WhatsappBlueskyThreadsTwitter (X)Instagram e Facebook.

Rivalo
Rivalo
4/5
proVariedade esportiva

0105/2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.


João Lobo
Autor
Capixaba radicado no Rio de Janeiro, jornalista que acredita no poder do jornalismo como ferramenta de inclusão e transformação social. Apaixonado pela escrita e pela arte de observar o mundo por diferentes lentes.