Último Flamengo x Criciúma aconteceu em data histórica para rubro-negros

Atualizado: 17/07/2024, 20:35
Atacante Elton comemorando gol pelo Flamengo contra o Criciúma, em 2014.

Neste sábado (20), o Mengão recebe o Criciúma, pela 18ª rodada do Brasileirão, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, às 16h. Último confronto entre as duas equipes foi há quase dez anos, em data especial para todo Rubro- Negro. Em 23 de novembro de 2014, cinco anos antes da conquista da Libertadores de 2019, as equipes empataram por 1 a 1 pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Disputado no estádio Castelão, em São Luís -MA, o último jogo entre os times ficou marcado por sacramentar o rebaixamento do clube catarinense, que acabou na lanterna, para a Série B de 2015, enquanto o Flamengo, que terminou na décima posição, não tinha mais pretensões na competição. Durante a semana que antecedeu a partida, o Criciúma, que tinha chances remotas de escapar do descenso, dispensou 13 jogadores, além de demitir o técnico Toninho Cecílio.

Criciúma leva virada e chega pressionado para encarar o Flamengo

No primeiro turno, o Mais Querido venceu o Clube Carvoeiro por 2 a 0, fora de casa, no Estádio Heriberto Hülse. Os gols foram marcados por Eduardo da Silva e Lucas Mugni. O resultado foi a última vitória do Flamengo no confronto. No total, são 14 duelos entre as equipes, com oito vitórias do Mengão, quatro empates e dois triunfos do Tigre.

Saiba como foi Flamengo 1×1 Criciúma em 23/11/2014

Logo nos primeiros minutos, o Flamengo emplacou uma sequência de bons ataques. O time conseguia penetrar na defesa do Criciúma com facilidade, principalmente pelas pontas, mas faltou capricho na definição das jogadas. A equipe catarinense lutava para se defender e atacou pouco. Assim, só levou perigo à meta do Mengão uma vez, em uma boa cobrança de falta defendida por Paulo Victor.

Ainda no primeiro tempo, o jogo passou a ficar muito truncado, sem muitas finalizações. O Mais Querido permaneceu controlando as ações ofensivas e chegou ao gol aos 38 minutos, quando, após uma confusão na área, a bola sobrou para Elton abrir o marcador. Foi o primeiro gol do atacante pelo clube.

Criciúma afasta meia antes de encarar o Flamengo

Na segunda etapa, o Criciúma mudou a estratégia, subindo mais a marcação e sendo mais agressivo nas ações ofensivas. Aos 20 minutos, Roger Guedes fez bela jogada e só rolou para Cléber Santana, sem marcação, empatar. O jogador atuou pelo Flamengo entre 2012 e 2013 e foi vítima da tragédia com a equipe da Chapecoense, em 2016.

O empate não impediu o rebaixamento da equipe de Santa Catarina, que terminou a competição com 31 pontos, 20ª posição. O Rubro-Negro encerrou o campeonato com 48 pontos conquistados, na metade da tabela.

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO 1 X 1 CRICIÚMA

Local: Estádio Castelão, em São Luís (MA)
Data: 23 de novembro de 2014 (domingo)
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Francisco Carlos do Nascimento (Fifa-AL)
Assistentes: Fábio Pereira (Fifa-TO) e Sergio Campelo Gomes (MA)
Cartões amarelos: Wallace (Flamengo); Fabio Ferreira, Giovanni, Lucca e Barreto (Criciúma)
GOLS: FLAMENGO: Elton, aos 37min do primeiro tempo; CRICIÚMA: Cleber Santana, aos 20min do segundo tempo

FLAMENGO: Paulo Victor, Leonardo Moura, Chicão, Wallace e Anderson Pico (João Paulo); Víctor Cáceres, Márcio Araújo, Héctor Canteros (Lucas Mugni) e Everton; Gabriel (Elton) e Nixon
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

CRICIÚMA: Edson, Rafael Pereira, Iago Maidana, Fábio Ferreira e Giovanni; João Vitor, Barreto (Maicon Silva), Cleber Santana (Andrew) e Dodi; Lucca e Bruno Lopes (Roger)
Técnico: Luizinho Vieira



James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.