Treinador brasileiro faz história e garante seleção na repescagem para a Copa do Mundo

Atualizado: 15/11/2025, 14:55
Foto do treinador Sylvinho em sua época no comando do Corinthians

Seleção da Albânia terá chance de disputar uma Copa do Mundo pela primeira vez e trabalho de técnico brasileiro tem sido histórico para o país. Fora de casa, a Albânia venceu Andorra por 1 a 0, gol de Asllani, nesta quinta-feira (13) e garantiu sua participação na repescagem para a Copa do Mundo de 2026. 

Expulso contra a Irlanda, Cristiano Ronaldo pode perder estreia de Portugal na Copa do Mundo 2026

Com o resultado, a equipe albanesa chegou a 14 pontos no Grupo K das Eliminatórias Europeias para o Mundial do próximo ano e não pode ser mais alcançada pela Sérvia, que está na terceira posição.

Albânia garantida na repescagem

Dessa forma, a Albânia já tem participação garantida na briga por uma das vagas da repescagem da Europa para a Copa do Mundo de 2026.

Na última rodada das Eliminatórias, a Albânia enfrenta a Inglaterra, em casa. Os Ingleses já tem vaga assegurada no Mundial que será disputado nos Estados Unidos, México e Canadá.

Treinador brasileiro pode seguir fazendo história com a Albânia

A seleção albanesa é comandada pelo treinador brasileiro Sylvinho, que teve uma passagem pelo Corinthians entre 2021 e 2022. Por lá, já conseguiu levar a seleção para disputar uma Eurocopa pela segunda vez na história.

Se conseguir o feito de classificar a Albânia para a sua primeira Copa do Mundo, Sylvinho conseguirá ser eternizado na história do futebol do país.

Carreira de Sylvinho como treinador

Cria da base do Corinthians como jogador, Sylvinho fez boa parte da sua carreira na Europa. Após deixar o Timão em 1999, atuou por duas temporadas no Arsenal, depois foi para o espanhol Celta de Vigo e foi bicampeão da UEFA Champions League pelo Barcelona, onde atuou de 2004 a 2009. Encerrou a carreira atuando pelo Manchester City.

Como treinador, iniciou sua jornada como auxiliar técnico do Cruzeiro em 2011. Teve passagens, na mesma função, por Sport, Náutico, Corinthians, Inter de Milão e Seleção Brasileira. Sua primeira experiência como treinador efetivado foi no Lyon, em 2018.

Assumiu o Corinthians em 2021 e comandou o clube por 43 jogos até ser demitido em 2022. Um ano depois, assumiu o comando da seleção da Albânia. Até aqui são 31 partidas com 15 vitórias e uma participação em Europa. Agora, o sonho é conquistar uma inédita vaga na Copa do Mundo.


Compartilhe