Torcidas de Flamengo e Palmeiras serão monitoradas em Lima

Atualizado: 26/11/2025, 13:47
Torcida do Flamengo faz a festa no Maracanã durante jogo contra o Red Bull Bragantino

Em uma concentração de esforços entre autoridades brasileiras e peruanas, as caravanas de Flamengo e Palmeiras serão monitoradas antes e depois da final da Libertadores. O jogo acontece em Lima, capital do país, no próximo sábado (29) — e já reúne milhares de torcedores dos dois times pelas ruas.

➕ Flamengo ou Palmeiras? Presidente da CBF diz o que espera da final da Libertadores

Com isso, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), órgão do Ministério da Justiça, coordena uma força tarefa envolvendo também autoridades peruanas. O objetivo, naturalmente, é evitar confusões entre as duas torcidas nos períodos de ida e volta. A informação foi divulgada inicialmente pelo "Estadão".

Bet365
Bet365
5/5
proGrande variedade de mercados

Autorizado pela Portaria SPA/MF Nº 250, de 07/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

O planejamento do monitoramento vai incluir as Polícias Civil e Militar, que vão participar de diversos estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso do Sul, locais em que as caravanas passam em direção a Lima. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Nacional do Peru também estão no patrulhamento.

Por fim, autoridades das fronteiras de países vizinhos também foram alertados e participam do acompanhamento. Como alguns trechos fazem parte de rodovias federais, a PRF também segue junto neste trajeto. Todo o planejamento já havia sido acertado pelas forças de segurança no início da semana.

Partidas de Flamengo e Palmeiras em horários diferentes

A caravana do Palmeiras foi a primeira a deixar o Brasil, ainda no último domingo, na parte da noite. A estimativa é de que os ônibus tenham saído às 23h (horário de Brasília). No caso da torcida do Flamengo, o deslocamento começou mesmo na manhã da última segunda-feira. No total, serão seis dias até a chegada em Lima.

Por um lado, a torcida do Palmeiras viaja dividida em quatro ônibus e traça a rota pelo sul do Brasil, com destino a San Isidro. É por lá que a delegação do clube também ficará hospedada. Para o Flamengo, são cinco ônibus, e o caminho passa pela Bolívia. O destino é o bairro de Miraflores, também perto de onde o time vai ficar.

A distância entre os dois locais é maior do que em 2021, quando Flamengo e Palmeiras decidiram a Libertadores em Montevidéu, após pedido das próprias organizadas. Assim, Polícia Nacional do Peru e Conmebol delimitaram áreas de circulação para as torcidas na cidade, enquanto a chegada das caravanas terá apoio de policiamento ainda maior.

Escolta envolve GPS e acompanhamento em tempo real

Enquanto as caravanas traçam o caminho rumo a Lima, as polícias brasileiras e peruana se comunicam sobre o trajeto e se atualizam constantemente. Há, inclusive, um grupo criado pelo Ministério da Justiça em que o GPS dos ônibus é compartilhado e monitorado em tempo real.

Considerando todo o trajeto, o único risco de encontro entre as duas torcidas é no Peru, ponto em que as caravanas vão receber o reforço do policiamento. As forças de segurança locais, naturalmente, já se preparavam para receber a final da Libertadores.

Por fim, após o fim do jogo, as organizadas do time perdedor deixarão o estádio imediatamente e já embarcam de volta ao Brasil. Para o time campeão, a torcida poderá seguir dentro do Monumental por até duas horas, e a volta também terá o mesmo acompanhamento por geolocalização.

Flamengo e Palmeiras se enfrentam neste sábado, pela decisão da Libertadores, em Lima. No Estádio Monumental, a bola rola a partir de 18h (horário de Brasília).


João Lobo
Autor
Capixaba radicado no Rio de Janeiro, jornalista que acredita no poder do jornalismo como ferramenta de inclusão e transformação social. Apaixonado pela escrita e pela arte de observar o mundo por diferentes lentes.