Súmula de São Paulo x Flamengo expõe expulsão exagerada de Jorginho após pênalti ignorado

O árbitro Wilton Pereira Sampaio expulsou Jorginho após o apito final da derrota do Flamengo por 2 a 1 para o São Paulo, nesta quarta-feira (28), no MorumBis, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. A punição ocorreu após reclamação por um pênalti não marcado em Arrascaeta no último lance da partida.
➕ Filipe Luís comenta confusão e expulsão de Jorginho no fim de São Paulo x Flamengo
Na súmula, Wilton Pereira Sampaio justifica o cartão vermelho direto com base em uma frase dita por Jorginho logo após o encerramento do jogo. Segundo o próprio árbitro, o volante teria se aproximado de forma exaltada e dito: “Você é uma vergonha".

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
“Expulsei com cartão vermelho direto após o término da partida o atleta número 21 da equipe C.R. Flamengo, Sr. Jorge Luiz Frello Filho, por vir em minha direção no centro do gramado de maneira exaltada e desrespeitosa, me ofendendo com as seguintes palavras: ‘Você é uma vergonha, está de palhaçada com a gente’”, escreveu o árbitro no documento oficial.
A súmula de São Paulo x Flamengo não descreve intimidação, contato físico ou reincidência. Também não registra xingamentos com palavrões. Ainda assim, Wilton opta pelo cartão vermelho direto depois do apito final e amplia o erro em campo com uma punição excessiva. Além de gerar um desfalque para o Fla.
O lance que originou a revolta aconteceu no último minuto dos acréscimos. Alan Franco atingiu a perna esquerda de Arrascaeta dentro da área antes da finalização, mas Wilton Pereira Sampaio não marcou pênalti e o VAR não recomendou a revisão. Mesmo diante das imagens exibidas na transmissão, o jogo foi encerrado sem análise no monitor.
No áudio do árbitro de vídeo, divulgado pela CBF, Rodrigo D'Alonso Ferreira não recomendou a revisão por considerar que o contato "não teve impacto" na finalização. Assista ao lance:
Inegavelmente há o toque do Alan Franco no Arrascaeta. Agora, inegável também que a câmera lenta supervaloriza o lance.
— Guilherme Azevedo (@guiazevedo31) January 29, 2026
É preciso fazer muita força para achar que isso é pênalti para o Flamengo.
Dito isso: perder para esse São Paulo não tem desculpa.pic.twitter.com/yCXG9xm3jI
Jorginho detona arbitragem de Wilton Pereira Sampaio
Em entrevista na beira do campo, Jorginho criticou a arbitragem na partida contra o São Paulo e cobrou melhora do futebol brasileiro.
“Foi incrível o que ele fez aqui. Vou até dar uma respirada… Toda falta meio a meio, ele marcava para um lado. O cara nem revisa o que aconteceu, simplesmente acaba o jogo. Os caras (do São Paulo) mataram tempo o jogo todo. A gente sai daqui sem os 3 pontos, faz parte do futebol, mas a gente continua passando, passando, e o futebol brasileiro continua com essa arbitragem”, disse.
Fora do confronto com o Internacional, pela segunda rodada do Brasileirão, Jorginho está à disposição para a Supercopa do Brasil. O Flamengo encara o Corinthians, neste domingo (1), no Mané Garrincha, em Brasília.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.












