Sucesso de Boto no Flamengo pode marcar futebol brasileiro, diz jornalista

Atualizado: 30/12/2024, 19:33
Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

Na visão do jornalista Gilmar Ferreira, do jornal Extra, a contratação do dirigente português José Boto marca o início da profissionalização do Flamengo. O analista ressaltou que é a primeira vez que um profissional de fora do Brasil será o responsável de ser o homem forte do futebol de algum gigante nacional.

"A chegada do português José Boto para assumir o futebol do Flamengo abre, oficialmente, a temporada de 2025. E eu explico o porquê: pela primeira vez um grande clube da Série A terá um estrangeiro como executivo de sua principal pasta. Depois de jogadores, técnicos, auxiliares, analistas e preparadores, Boto, de 58 anos, abre a era da gestão europeizada do futebol brasileiro", escreveu em sua coluna.

Boto indica 2 auxiliares ao Flamengo; 1º já tem data para chegar ao Rio

Na sequência de seu texto, Gilmar Ferreira pontuou algumas características do dirigente português.

"Uma novidade e tanto, aposta válida para um clube que começa nova era administrativa após seis anos de sucesso esportivo e financeiro em modelo associativo. Boto, profissional de carreira, técnico, analista de desempenho e gestor esportivo, forjou o crescimento em clubes cujo o futebol é gerido sob as normas da economia privada. Em linhas gerais, distante dos arroubos da política associativa", acrescentou.

Sucesso de José Boto pode ser um marco no Brasil, crava o jornalista

"Exemplo claro pode ser o episódio do desligamento de David Luiz. O zagueiro abriu o verbo no sábado, nos bastidores do festivo Jogo das Estrelas, organizado por Zico, no Maracanã. Queixou-se da forma como a diretoria que assume o Flamengo tratou do seu desligamento, depois de quatro anos de clube. Já é o padrão José Boto (...) O sucesso de Boto poderá abrir o mercado para gestores técnicos de fora", finalizou.


Compartilhe
Yago Martins
Autor
Jornalista formado pela Unisuam, 27 anos, natural do Rio de Janeiro. Atua na comunicação desde 2018, com passagens por rádio, TV e portais esportivos. Apaixonado por esporte e jornalismo.