'Soco nos genitais': Conmebol divulga revisão polêmica do VAR em expulsão de Plata

Atualizado: 01/11/2025, 18:27
Plata tenta argumentar com árbitro após ser expulso em Racing x Flamengo

A Conmebol divulgou nesta quinta-feira (30) a revisão do VAR no lance que terminou com expulsão de Gonzalo Plata, no segundo tempo do jogo entre Flamengo e Racing. Acusado de agredir Marcos Rojo, o atacante recebeu vermelho direto do árbitro Piero Maza e deixou o Rubro-Negro em situação difícil no El Cilindro.

➕ Bizarro! Imprensa argentina ignora expulsão absurda de Plata e ataca Piero Maza

O entendimento dos operadores do árbitro de vídeo foi de que Plata deu um soco na área genital de Marcos Rojo, justificando a expulsão. O atacante levou vermelho direto do árbitro Piero Maza e deixou o Flamengo com um a menos em campo. No fim, não impediu a eliminação argentina e a ida do Rubro-Negro à final da Libertadores.

7KBet
7KBet
4/5
proQuase 2000 jogos de 6 provedoras diferentes

Autorizado pela Portaria SPA/MF n.º 322/2025, de 17/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Na revisão, a primeira fala do assistente diz que o lance foi "limpo". Depois, começa-se a ventilar um possível tapa de Plata em Rojo; com isso, o VAR pede para Piero Maza paralisar o jogo em uma cobrança de lateral e imediatamente diz ao árbitro que "houve um soco fora da câmera".

A operação do VAR leva algum tempo até encontrar realmente o lance, passando por câmera que não possibilitam uma visão clara do momento. Quem assistia ao jogo percebeu uma demora clara na decisão, algo que foi causado principalmente pela dificuldade em encontrar um ângulo correto do suposto soco de Plata.

No fim, em uma das chamadas câmeras táticas, é possível assistir ao lance — mas só em um canto da tela. Ao aproximar a imagem, novamente o VAR perde o suposto momento da agressão e precisa voltar ao plano aberto; ainda assim, diz em vários momentos que Plata agrediu Rojo.

"O jogador do Racing tenta levantar o jogador do Flamengo pela camisa, e o jogador do Flamengo lhe dá um soco nos genitais", disse um dos assistentes.

Em nenhum momento, vale ressaltar, a investigação analisa o puxão de cabelo que Plata alegou ter sofrido. O lance é completamente ignorado, com a visualização apenas da reação do atacante. Após vários minutos de revisão, a decisão foi de manter o cartão vermelho.

Confira a revisão do VAR na expulsão de Plata

Mesmo com a arbitragem duvidosa e a expulsão de Plata, o Flamengo segurou o Racing e garantiu vaga na final da Libertadores. Após a vitória por 1 a 0 na ida, no Maracanã, o Rubro-Negro comandou o primeiro tempo em Avellaneda e só se retraiu mesmo quando ficou com um a menos. Ainda assim, segurou o 0 a 0 até o fim.

Com a classificação à decisão da Libertadores na bagagem, o Flamengo já voltou ao Brasil para iniciar a preparação para o jogo contra o Sport. Pela 31ª rodada do Brasileirão, as duas equipes se enfrentam neste sábado, no Maracanã. A bola rola a partir de 21h (horário de Brasília).

 Siga nosso conteúdo nas redes sociais: WhatsappBlueskyThreadsTwitter (X)Instagram e  Facebook.

 

João Lobo
Autor
Capixaba radicado no Rio de Janeiro, jornalista que acredita no poder do jornalismo como ferramenta de inclusão e transformação social. Apaixonado pela escrita e pela arte de observar o mundo por diferentes lentes.