Shola vendido pelo Flamengo: Pivetti e Alfredo Almeida revelam razão para negócio

Atualizado: 02/09/2025, 15:05
Nigeriano Ogundana Shola tem nova lesão pelo Flamengo

O nigeriano Ogundana Shola era tido como promessa do Flamengo. No entanto, o jogador teve pouco espaço para se provar no profissional e já foi vendido.

 Apostas no Rebaixamento do Brasileirão 2025: Guia para a Série A e B

Com a ida do jogador ao Dínamo Kiev, da Rússia, o clube explicou o motivo da saída. O estrangeiro, afinal, era promessa de craque na base flamenguista.

Esportes da Sorte
Esportes da Sorte
4/5
proDepósito mínimo R$1

Autorizado pela portaria SPA/MF n° 136/25 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Em participação no 'Barbacast', o diretor de base Alfredo Almeida, português, deu breve explicação. Bruno Pivetti, técnico do Sub-20, também deu seu parecer da situação.

"Você pode ter a melhor colheita de maçãs do mundo, mas se aquilo que queremos é peras... E isto entra muito no que o Bruno depois vai complementar com as características do Shola e o futebol profissional hoje, dentro de uma linha em que o nosso treinador principal é o Filipe Luís e uma linha do que o clube quer e o futebol do Shola. Ninguém aqui está a dizer que um é perfeito e o outro é horrível e que um é terrível e o outro é perfeito", inicia Alfredo.

Bruno Pivetti explica que estilo de jogo tirou Shola do Flamengo

O entendimento é de que o jogador é excelente, mas dentro de um estilo de jogo específico. No Brasil, o Flamengo é obrigado a tomar as rédeas dos jogos e tentar vencer as defesas rivais.

Por isso, Shola deixa o Flamengo, já que seu estilo condiz com um time reativo. Sua velocidade em contra-ataque é arma mortal, mas que seria pouco aproveitada no Flamengo. É o que diz Bruno Pivetti, técnico do Sub-20.

"O Shola, essencialmente, é um jogador de espaço. Então, para um jogador desse tipo ter espaço para poder desenvolver a velocidade dele, geralmente uma equipe tende a adotar um futebol mais reativo. Um desenvolvimento de bloco médio para baixo, porque aí na recuperação de bola você tem espaço para poder atacar em velocidade. E o Shola nesses espaços é fenomenal", inicia.

Bruno Pivetti ilustra isso com o bom desempenho de Shola no .

"No segundo tempo contra o Barcelona, as nossas melhores oportunidades foram conquistadas com bolas alçadas ao Shola no corredor esquerdo nosso. Ele conseguiu desenvolver muito bem porque tinha espaço para correr. Foi uma questão estratégica nossa? Não", diz, antes de continuar:

"Foi uma questão do adversário, do mérito que o adversário teve, de adquirir um volume de jogo impressionante pela capacidade técnica, pelo treinamento tático, por ser uma equipe muito bem treinada, ter bons princípios coletivos ofensivos e certa parte nós estávamos à frente do marcador e o Barcelona precisou se lançar para buscar o empate e nos ofereceu esse espaço nas costas da linha defensiva que o Shola conseguiu explorar da melhor maneira", comenta.

Bruno Pivetti, então, conclui o raciocínio sobre a venda do jogador.

"Agora, tendo em vista uma diretriz macro daquilo que é o futebol do Flamengo, a maior parte do tempo hoje, a equipe profissional joga no campo do adversário, tendo que furar esses bloqueios. Ali, as características de jogadores hoje em termos de ataque, não que nós não tenhamos jogadores velozes no profissional do Flamengo. Temos também. Mas são jogadores que se dão melhor em espaços mais apertados, curtos, e isso hoje o Flamengo está muito bem servido de jogador. Mas não é a principal característica do Shola, principalmente", diz o técnico sobre a saída de Shola do Flamengo. Assista.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: WhatsappBlueskyThreadsTwitter (X)Instagram e Facebook.

Betsul
Betsul
5/5
proAtendimento com resposta rápida e eficiente

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-18, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

 

Erick Viana
Autor
Jornalista formado pela UniCarioca e pós-graduado em Jornalismo Esportivo. Especializado na cobertura do Flamengo, une paixão pelo esporte e pela comunicação para levar informação com credibilidade e emoç...