Seleção Brasileira pode enfrentar Noruega de Haaland em amistoso preparatório para Copa do Mundo

Atualizado: 13/11/2025, 11:52
Haaland em ação pela seleção da Noruega

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) iniciou o planejamento para os últimos amistosos da Seleção Brasileira antes da Copa do Mundo de 2026. A entidade trabalha para viabilizar duas partidas às vésperas do torneio: uma em solo brasileiro e outra em uma das sedes do Mundial (Canadá, Estados Unidos ou México).

Calendário da Eurocopa 2028 é divulgado pela Uefa; confira

Para o amistoso no exterior, a Noruega, do astro Erling Haaland, surge como um dos alvos principais. A seleção nórdica vem fazendo uma campanha sólida nas Eliminatórias Europeias, liderando o Grupo I à frente da Itália, e atualmente ocupa a 29ª colocação no ranking da Fifa. Haaland é o artilheiro da competição, com 12 gols em seis jogos.

F12
F12
4/5
proOdds competitivas em esportes populares.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-5, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

A definição deste confronto, no entanto, ainda depende de algumas variáveis. A principal é o sorteio dos grupos da Copa do Mundo, marcado para 5 de dezembro, que definirá os adversários do Brasil na primeira fase.

Além disso, a própria classificação da Noruega para o Mundial, que pode ser confirmada nesta data Fifa, influencia as negociações.

Rodrigo Caetano, coordenador de seleções masculinas da CBF, confirmou que a Noruega está no radar, mas adotou um tom cauteloso.

"(A Noruega) É uma das possíveis. Tem jogadores jogando nas grandes ligas, uma seleção que está mostrando nessas Eliminatórias a sua força. Está entre as possíveis, mas requer uma série de negociações, por isso que a gente toma muito cuidado em não gerar uma expectativa e depois não concretizar", explicou Caetano em entrevista ao "ge".

Seleção Brasileira busca 'adversidades'

O coordenador também detalhou a importância de enfrentar testes difíceis antes da estreia no torneio. A estratégia da CBF é expor a equipe a diferentes cenários competitivos para que o time chegue à Copa mais resiliente.

"É óbvio que queremos vencer, é óbvio que queremos chegar com um nível de confiança elevadíssimo. Mas, particularmente, eu quero que enfrentemos adversidades, novidades e dificuldades até lá (a Copa)", comentou Rodrigo Caetano.

"Que tenhamos as nossas dificuldades, surpresas nesse período dessa caminhada, porque lá o erro é fatal. (...) A questão da concentração, do foco, da atenção, pode definir uma permanência, uma saída num torneio tão importante", completou.

Outros planos de preparação

Além do jogo no exterior, o amistoso previsto para ocorrer no Brasil será contra uma seleção que não se classificou para a Copa do Mundo. O Maracanã é o favorito para receber esta partida, que serviria como uma despedida da torcida, mas ainda não há confirmação do local.

Antes desses últimos testes, a Seleção Brasileira já tem compromissos de peso agendados. Para a Data Fifa de março de 2026, a CBF tem negociações avançadas para dois amistosos contra adversários europeus de ponta, França e Croácia, com ambos os jogos programados para ocorrerem nos Estados Unidos.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: WhatsAppBlueskyThreadsTwitter (X)Instagram e Facebook.

F12
F12
4/5
proOdds competitivas em esportes populares.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-5, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.


James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.