Saúl pode igualar feito de Pablo Marí e fazer história no Flamengo

Atualizado: 25/11/2025, 10:24
Saúl corre em treinamento no Ninho do Urubu antes de Flamengo x Palmeiras

A semana mais importante do ano para o Flamengo pode também marcar a consagração definitiva de um de seus principais reforços. O meio-campista Saúl, de 31 anos, está diante da oportunidade de escrever seu nome na história do clube e igualar um feito que, até hoje, pertence somente a um compatriota no século XXI: Pablo Marí.

Parque Maracanã: consórcio Fla-Flu conclui obra no estádio

Quarto espanhol a vestir o Manto Sagrado em toda a história, Saúl viveu uma temporada de altos e baixos. Após sua chegada, o jogador enfrentou problemas naturais de adaptação ao futebol brasileiro, gerando certa desconfiança inicial.

F12
F12
4/5
proOdds competitivas em esportes populares.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-5, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

No entanto, o meia demonstrou qualidade técnica e personalidade em momentos pontuais, provando que pode ser uma peça fundamental, especialmente em jogos de grande porte. Agora, ele pode coroar essa trajetória de recuperação com as taças da Libertadores e do Brasileirão.

Saúl busca repetir sucesso de Pablo Marí no Flamengo

Antes de Saúl, o último jogador espanhol a defender o Flamengo foi o zagueiro Pablo Marí. Contratado em 2019 vindo do Deportivo La Coruña (então na segunda divisão espanhola), Marí superou o desconhecimento do público para se tornar um pilar daquele time histórico.

Com 30 jogos e dois gols marcados, o zagueiro foi peça-chave nas conquistas do Campeonato Brasileiro e da Libertadores daquele ano. Até o momento, ele é o único espanhol a levantar troféus de grande expressão pelo clube.

Os outros dois representantes da Espanha na história rubro-negra foram o atacante José Armando Ufarte ("Espanhol"), entre 1961 e 1964, e o goleiro José Túnel Caballero ("Talladas"), que atuou em 19 partidas em 1937, sem obter o mesmo sucesso.

Saúl pode entrar para lista seleta na América

Caso o Flamengo levante a taça continental no próximo sábado, Saúl não apenas igualará Marí, mas entrará para um grupo extremamente restrito na história do futebol sul-americano. Até hoje, apenas três jogadores nascidos na Europa sagraram-se campeões da Libertadores:

  • Christian Rudzky (República Tcheca): campeão com o Estudiantes (ARG) em 1969 e 1970.

  • Dante Mircoli (Itália): campeão com o Independiente (ARG) em 1972.

  • Pablo Marí (Espanha): campeão com o Flamengo em 2019.

O caminho para a glória começa a ser definido no próximo sábado (29). O Flamengo enfrenta o Palmeiras na grande final da Libertadores, às 18h (de Brasília), em Lima, no Peru.

Além do título continental, o Rubro-Negro segue firme na briga pelo enea do Brasileirão, onde lidera a competição com quatro pontos de vantagem justamente sobre o rival alviverde. Saúl pode igualar Marí e ser mais um espanhol a entrar para a história do Flamengo.

F12
F12
4/5
proOdds competitivas em esportes populares.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-5, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.


James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.