São Paulo Tetracampeão do Brasileirão: 19 anos atrás, Tricolor iniciava era de soberania no Brasil

Atualizado: 10/11/2025, 00:15
Rogério Ceni levantando taça de campeão brasileiro pelo São Paulo em 2006

Em novembro de 2025, completam 19 anos do quarto título brasileiro do São Paulo. Em 2006, o time de Muricy Ramalho conquistava o primeiro de três títulos consecutivos. Com nomes como Rogério Ceni, Souza, Miranda, Mineiro e Josué, aquele time se eternizaria.

Guia de Apostas na Libertadores 2025: odds, palpites e dicas para lucrar nos jogos decisivos

No dia 19 de novembro de 2006, o São Paulo garantiu o título do Campeonato Brasileiro ao empatar por 1 a 1 com o Athletico Paranaense, no Morumbi. O resultado confirmou a conquista do quarto troféu nacional do Tricolor.

Esportes da Sorte
Esportes da Sorte
4/5
proDepósito mínimo R$1

Autorizado pela portaria SPA/MF n° 136/25 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

A equipe saiu na frente com um gol de Fabão, diante do mesmo rival que havia enfrentado na final da Libertadores de 2005. O Athletico ainda igualou o placar, mas o empate foi suficiente para confirmar a taça. Rogério Ceni, que havia desfalcado o time nas duas partidas anteriores por conta de uma lesão, voltou a tempo de participar do duelo e erguer o troféu ao fim da partida.

O Tricolor terminou a competição com 78 pontos, nove de vantagem para o vice Internacional. Fechando o G4 daquele campeonato estavam Grêmio e Santos. Os artilheiros do São Paulo foram Rogerio Ceni e Lenilson, ambos com oito bolas na rede.

O São Paulo teve o melhor ataque do torneio com 66 gols marcados. Além disso, foi a melhor defesa, marca registrada da equipe de Muricy Ramalho. O time sofreu apenas 32 gols. O Tricolor voltava a erguer o troféu 15 anos depois.

Cenário diferente 19 anos depois para o São Paulo no Brasileirão

Quase duas décadas depois, o São Paulo conquistou mais dois títulos do Brasileirão. Esses que viriam em 2007 e 2008, na sequência da taça em 2006. O melhor resultado, desde então, foi uma 2⁠ª colocação em 2014.

Os tempos mudaram e hoje o torcedor do São Paulo sonha com os tempos de glória. Outros títulos vieram, mas o Brasileirão não tem aparecido como foco e o time é um mero coadjuvante nas últimas edições.

Nesta temporada, briga por uma vaga na Libertadores. Depois de cair nas copas, o torneio de pontos corridos se torna o foco, mas sem ambições maiores. O time comandado por Hernán Crespo soma 45 pontos e ocupa a 8⁠ª posição.

O que o São Paulo pode se orgulhar, é que em compensação aos rivais, é o único no país, junto do Flamengo, que jamais caiu para a segunda divisão, mesmo passando por momentos super conturbados.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: WhatsappBlueskyThreadsTwitter (X)Instagram e Facebook.

Esportes da Sorte
Esportes da Sorte
4/5
proDepósito mínimo R$1

Autorizado pela portaria SPA/MF n° 136/25 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.


Compartilhe
Diedrich Bader
Autor
Jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP), 23 anos, natural de São Paulo. Atua na cobertura esportiva desde 2020, produzindo conteúdo focado em notícias, análises e repercussões do esporte.