Ruan Miranda recebe homenagem da Seleção após grave lesão

Atualizado: 28/08/2025, 19:22
Ruan Miranda se prepara para cobrar tiro livre em jogo do Flamengo

Fora da Americup e desfalque até o fim do ano para o Flamengo após uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho, o pivô Ruan Miranda foi homenageado. Antes de iniciar a partida contra a República Dominicana, nesta quinta-feira (28), a Seleção Brasileira fez questão de lembrar o jogador rubro-negro.

Durante a execução do hino nacional brasileiro, pouco antes do início da partida, o ala Lucas Dias segurou uma camisa com o número 30 e o nome "Miranda", utilizado por Ruan. Foi uma maneira de deixar claro que a equipe não esqueceu de seu pivô, que vive um momento difícil para qualquer atleta.

Bet365
Bet365
5/5
proGrande variedade de mercados

Autorizado pela Portaria SPA/MF Nº 250, de 07/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Após a homenagem, o Brasil conseguiu vencer a República Dominicana dentro de quadra. O início foi complicado e o time sofreu com a força do adversário, tido como uma espécie de sensação da competição. Mesmo assim, a Seleção fez 94 a 82 e garantiu vaga nas semifinais, onde pegará a Nicarágua.

O que houve com Ruan Miranda?

Pivô do Flamengo, Ruan sentiu o joelho durante partida entre Brasil e Estados Unidos, também pela Americup, que terminou com vitória dos americanos. Após exame realizado no local, foi constatado um rompimento no ligamento cruzado anterior, o que tira efetivamente o atleta de ação em 2025.

Após a identificação do problema, Ruan passou a receber cuidados do departamento médico da Seleção. Esse tipo de lesão costuma levar, em média, de seis a nove meses de recuperação para atletas de alto nível. Com isso, Ruan vai ficar de fora do Mundial de Singapura, que o Flamengo vai disputar em setembro.

E os problemas não param por aí, já que o início da próxima temporada do Novo Basquete Brasil (NBB) está marcado para o dia 20 de outubro. Considerando a gravidade da lesão, é muito improvável imaginar que Ruan esteja em quadra na primeira parte do campeonato.


João Lobo
Autor
Capixaba radicado no Rio de Janeiro, jornalista que acredita no poder do jornalismo como ferramenta de inclusão e transformação social. Apaixonado pela escrita e pela arte de observar o mundo por diferentes lentes.