Ruan Miranda detalha 'choque' pela lesão, mas dá aula de resiliência e força mental

Ruan Miranda é um dos craques do FlaBasquete, mas para azar da equipe de Sérgio Oveja, ele é desfalque e dificilmente volta nesta temporada. O pivô atravessa momento delicado, sofrendo a mesma lesão que tirou Pedro por sete meses dos gramados.
➕ Flamengo sobra contra Pato Basquete e vence 2ª no Torneio de Abertura do NBB
A ruptura do Ligamento Cruzado Anterior do joelho direito aconteceu durante a participação na AmeriCup, pela Seleção Brasileira. Ele era um dos flamenguistas na competição, ao lado de Alexey e Gui Deodato.

Autorizado pela portaria SPA/MF n° 136/25 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
No dia 26 de agosto, Ruan Miranda sofreu a entorse no joelho direito durante a derrota para os EUA. Mas em entrevista exclusiva ao MundoBola Flamengo, o craque do FlaBasquete deu uma aula de resiliência e força mental.
Primeiro, Ruan destaca como foi difícil receber a notícia da lesão. Mas o jogador dá importante lição: tudo acontece por um motivo, e os ensinamentos são eternos.
"Foi um choque muito grande no início, ninguém espera passar por isso. Mas eu acredito muito que cada desafio vem para nos ensinar algo. Vou precisar de muita força mental, resiliência e principalmente apoio da minha família, que sempre está ao meu lado. Esse suporte é fundamental para que eu consiga transformar esse momento difícil em aprendizado", destaca o jogador do Flamengo, com muita sabedoria.
Ao ser questionado, Ruan Miranda admite ver o momento como uma pausa para voltar ainda mais forte. Isso mudou com o passar dos dias após a lesão, depois de superar o choque inicial.
"Com certeza. Nas primeiras semanas não pensava assim, mas depois consegui ver isso como um tempo que meu corpo pediu. Vou me preparar para voltar ainda melhor. O Flamengo tem sido incrível comigo, desde o primeiro momento. Todo o apoio do clube, dos profissionais e dos companheiros me dá tranquilidade e confiança para olhar para frente", analisa.
A cirurgia de reconstrução do LCA do joelho direito aconteceu na última segunda-feira (29). O Dr. Carlos Andreoli, um dos principais especialistas do país, foi responsável por realizar o procedimento. A cirurgia foi bem-sucedida, e Ruan Miranda detalha os próximos passos.
"Graças a Deus, a cirurgia correu bem. Agora é um processo de muita paciência, disciplina e foco. O próximo passo é seguir o protocolo médico junto do Departamento Médico do Flamengo, respeitando cada fase, para que eu possa voltar saudável e mais forte", afirma.
Querido pelo elenco: Ruan Miranda foi abraçado no FlaBasquete
A vontade de estar dentro de quadra é grande. Mas enquanto não pode, Ruan Miranda promete apoio total ao elenco do FlaBasquete.
"Vai ser um sentimento diferente, porque todo atleta quer estar dentro de quadra ajudando. Mas vou estar junto, vibrando e apoiando meus companheiros de fora, torcendo por cada vitória como se estivesse jogando", comenta.
E isso tem motivo. Além de vibrar pelo Flamengo, a união do grupo e o carinho que ele recebe dos companheiros é chave para isso. Ele relata que foi abraçado pelo clube e pela torcida.
"Eu recebi muitas mensagens, não só dos jogadores, mas também da torcida, e isso me fortaleceu demais. É nessa hora que você sente o quanto é querido. Ambos, Seleção e Flamengo, estão me acompanhando e dando todo suporte e apoio necessário", diz.
Na Seleção Brasileira, inclusive, Ruan Miranda foi homenageado. Durante a execução do hino nacional brasileiro, antes do jogo contra a República Dominicana, Lucas Dias, primeiro da fila, segurou a camisa do companheiro.
Lucas Dias ❤️ Ruan Miranda! 🇧🇷 pic.twitter.com/79BYA7Q7At
— Basquete Brasil - CBB (@basquetebrasil) August 28, 2025
Ruan Miranda comemora Champions League Américas pelo FlaBasquete e projeta novas conquistas
Por fim, Ruan Miranda responde sobre a conquista da Champions League Américas na última temporada. Ele se alegra por voltar e poder ser um dos protagonistas da conquista. Isso porque ele fazia parte do elenco que venceu o torneio na temporada 2020/21, mas ainda não era uma das principais estrelas.
"Foi inesquecível e muito especial, ainda mais pelo título que conquistei quando ainda era da base, voltar ao Flamengo e reconquistar como titular foi importante e muito pessoal. É o tipo de conquista que fica para sempre na memória, e que me dá ainda mais motivação para voltar e buscar novos títulos com o Flamengo", projeta.
Ruan Miranda torce por novos títulos. Mesmo sem jogar, ele destaca a força do elenco e acredita que a temporada que se inicia pode ser tão marcante quanto a última.
"Sem dúvida. Eu conheço o grupo, sei da força que temos e da mentalidade vencedora que o time carrega. Vou estar na torcida, acreditando até o fim, porque sei que eles têm tudo para conquistar novamente a BCLA e brigar pelo NBB", conclui.
O Torneio Abertura do NBB já começou, mas a estreia oficial na temporada do Novo Basquete Brasil acontece no dia 18 de outubro, contra o Bauru. Assim como no futebol, o Flamengo é octacampeão brasileiro, e sem Ruan Miranda, que a princípio, está fora da temporada, busca a nona conquista.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Whatsapp, Bluesky, Threads, Twitter (X), Instagram e Facebook.














