Rossi Rei da América? Só um goleiro conseguiu o feito na história

Destaque na classificação do Flamengo à final da Libertadores, Agustín Rossi caiu nas graças da torcida rubro-negra. A Nação iniciou uma campanha para que o goleiro seja eleito o Rei da América de 2025 - algo que pode se concretizar caso o Mengão conquiste a Glória Eterna pela quarta vez.
➕Guia de Apostas na Libertadores 2025: odds, palpites e dicas para lucrar nos jogos decisivos
Caso conquiste o prêmio do jornal uruguaio "El País", o argentino alcançará um feito raro no futebol sul-americano. Desde o começo da premiação, em 1971, apenas o paraguaio José Luis Chilavert, ídolo do Vélez Sarsfield, recebeu tal honraria.

Autorizado pela Portaria SPA/MF Nº 250, de 07/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
Quem foi Chilavert, único goleiro a conquistar o prêmio Rei da América
Revelado pelo Sportivo Luqueño-PAR, Chilavert foi um dos grandes goleiros do futebol sul-americano nos anos 90. O paraguaio ficou marcado pelos gols marcados de falta e de pênalti desde os primeiros anos de sua carreira.
Apesar das passagens por Guaraní-PAR, San Lorenzo e Real Zaragoza-ESP, o arqueiro marcou época no Vélez Sarsfield. Pela equipe, conquistou diversos títulos - com destaque para a Copa Libertadores e o Mundial de Clubes de 1994.
Destaque nos títulos do Campeonato Argentino e da Supercopa Libertadores em 1996, Chilavert se tornou o primeiro e único goleiro Rei da América - até o momento. Na premiação, o paraguaio superou Enzo Francescoli, Ariel Ortega e Carlos Valderrama.
Torcida do Flamengo pede Rossi como Rei da América
Nesta quarta-feira (29), Rossi brilhou no empate sem gols com o Racing, pelo segundo jogo da semifinal da Libertadores. Suas defesas no El Cilindro foram cruciais para a classificação do Flamengo à final da competição.
Além do duelo em Avellaneda, o goleiro já havia salvado o Rubro-Negro em outras ocasiões no torneio. O desempenho do argentino foi mais uma vez exaltado pela Nação nas redes sociais. Confira:
Agustín Daniel Rossi
— Planeta do Flamengo 🌎 (@fla_infos) October 30, 2025
O REI DA AMÉRICA!
pic.twitter.com/AdaJqLvwOI
Rossi na libertadores 2025❤️🖤
— Central do Flamengo (@CentralFlaNacao) October 30, 2025
Avisem que um goleiro quer ser campeão da libertadores e Rei da América❤️🖤 pic.twitter.com/woWQ8U9Y25
Se o Flamengo for campeão, Rossi tem que ser o vencedor do Rei da América. Nenhum outro jogador foi tão importante na campanha https://t.co/2O7VvkIRqT
— Leandro Conceição (@leconsi) October 30, 2025
O Rossi foi o jogador do Flamengo com mais influência direta na classificação do time pra final, um paredão. Até então, Rei da América pra mim. Hoje foi uma atuação digna de campeão. https://t.co/DHZGK3hTL4
— Isaacrf'⁰²⁷ (@oisaacrf) October 30, 2025
é o melhor jogador da competição, papo de rei da América mesmo. eu critico, mas a verdade é que fotos como essa têm se repetido: Rossi fazendo grandes partidas e sendo eleito o melhor em campo. só olhar o retrospecto de outros jogos https://t.co/GIReAJYB5v
— ؘ (@thfcmengo) October 30, 2025
Rei da América.
— DON (@DonElece) October 30, 2025
Melhor Goleiro do Brasil. pic.twitter.com/OzuArMlchO
Se vc não ama o Rossi vc está vivendo errado...
— Rodrigo Henrique 🔴⚫ (@Rodrigo67010057) October 30, 2025
Acredito eu que ele vai ser o Rei da América ⚫️🔴 pic.twitter.com/p4taylTaMG
Pelo Flamengo, apenas três jogadores venceram o prêmio de Rei da América: Zico (1977, 1981 e 1982), Gabigol (2019) e Pedro (2022). Ao lado de Tévez e Elías Figueroa, o Galinho de Quintino é o recordista da premiação, com três conquistas.
Rossi expõe desejo de entrar na história do Flamengo
Após a partida contra o Racing, Rossi enalteceu o trabalho diário realizado no Flamengo e reafirmou o desejo de marcar seu nome na história rubro-negra. Questionado pela imprensa sobre a idolatria com os torcedores, o goleiro manteve os pés no chão e declarou que ainda precisa conquistar mais títulos pelo clube.
“Meu trabalho é no dia a dia. Virar ídolo fica para os torcedores. Eu não vou colocar o meu nome como ídolo, porque ainda não ganhei nada. Ganhei só uma Copa do Brasil, não ganhei nada no Flamengo. Agora temos essa grande possibilidade de disputar essa final de Libertadores e entrar na história também”, disse o jogador.
O Flamengo de Agustín Rossi volta a campo neste sábado (30), contra o Sport, pela 31ª rodada do Brasileirão. O confronto será disputado às 21h (horário de Brasília), no Maracanã.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: WhatsApp, Bluesky, Threads, Twitter (X), Instagram e Facebook.

Autorizado pela Portaria SPA/MF Nº 250, de 07/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.














