Retrospecto completo: Vasco x Grêmio - História e duelos marcantes

Adversários de longa data, Vasco e Grêmio estão acostumados a se enfrentar desde o Robertão de 1967, que abriu os trabalhos entre Cruzmaltino e Imortal. E tudo começou com vitória do clube gaúcho, que goleou logo por 4 a 0 em ano que terminaria com título do Palmeiras.
➕ Jogador é liberado e Vasco ganha reforço para duelo contra o Grêmio
E o Gigante da Colina sentiu certa dificuldade ao encarar o Imortal, com a primeira vitória vindo só no Brasileirão de 1972. Mas com direito a grande triunfo, no Olímpico, e com gol no primeiro minuto de jogo. Até o fim, o time da casa não conseguiu buscar o empate.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
Números gerais
No total, foram 85 jogos oficiais na história entre Vasco e Grêmio, com 25 vitórias do Cruzmaltino e 38 do Tricolor. Os dois ainda empataram outras 22 vezes, com 106 gols marcados pelos gaúchos e 85 pelos cariocas. A maior invencibilidade do confronto é do Imortal, com incríveis 15 jogos seguidos sem perder entre 1990 e 1998.
O maior artilheiro do confronto, todavia, é do Vasco. Roberto Dinamite marcou seis gols em 17 jogos e ocupa o topo da lista, seguido por Guilherme, do Grêmio, e Bismarck, outro cruzmaltino. Nomes como Ramón, Baltazar, Diego Souza, Petkovic e Romário somam três gols cada.
Jogos marcantes
Grêmio e Vasco já se enfrentaram em diversos jogos marcantes ao longo da história, mas a única final veio na Supercopa do Brasil de 1990. Isso não significa que alguns jogos não tenham sido grandes decisões, em campanhas que coroariam grandes títulos para um ou outro.
Primeiro, na Copa do Brasil de 1994, o Grêmio de Luiz Felipe Scolari — oito anos antes do penta — pegava o Vasco de Sebastião Lazaroni, que tinha à disposição nomes como Carlos Germano, Ricardo Rocha e Jardel, entre outros. O Tricolor eliminara Criciúma, Corinthians e Vitória; o Vasco tirou ABC, Santa Cruz e Atlético-MG.
Em duelo dramático e de muito equilíbrio, a ida terminou em 0 a 0, no Rio de Janeiro. Tudo seria decidido no Olímpico, que viu Nildo marcar duas vezes para dar a vaga na final ao Grêmio. Pimentel descontou no final do jogo, mas não impediu a classificação do Imortal. Na decisão, o título seria vencido sobre o surpreendente Ceará.
Quatro anos depois, o Vasco teria sua vingança — e em grande estilo. Dessa vez, o palco foi a Libertadores da América, agora nas quartas de final. E a história dos mandos também se inverteu, com empate em 1 a 1 no Olímpico, na ida. Pedrinho fez 1 a 0 para o Vasco, e Guilherme empatou.
Na volta, o hoje presidente do Vasco da Gama foi novamente às redes para decretar a ida à semifinal, contra o River Plate. O Cruzmaltino tiraria o time argentino, em duelo que virou música, e venceria o Barcelona-EQU na decisão.
Último confronto
A última vez que Vasco e Grêmio se encontraram foi na 15ª rodada do Brasileirão 2025, em partida marcada para o dia 19 de julho. Em São Januário o time da casa chegou a exercer pressão e abriu o placar com Lucas Freitas, no segundo tempo. Com dez para o fim, porém, Gustavo Martins arrancou o empate.














