Retrospecto completo: São Paulo x Bragantino - História, duelos marcantes e curiosidades

Confronto envolvendo times paulistas, São Paulo x Bragantino remonta a tempos antigos no futebol brasileiro. Afinal de contas, as duas equipes se encontraram pela primeira vez no longínquo ano de 1966, com triunfo do Tricolor sobre o Massa Bruta — que ainda nem sonhava com a chegada da Red Bull.
➕ Guia de Apostas na Libertadores 2025: odds, palpites e dicas para lucrar nos jogos decisivos
Desta forma, o MundoBola São Paulo destaca o retrospecto completo entre as equipes, com os números acumulados nestes quase 60 anos de história. Todos os jogos foram por Campeonato Paulista, Brasileirão ou Copa do Brasil.

Autorizado pela Portaria SPA/MF Nº 250, de 07/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
Números gerais de São Paulo x Bragantino
Considerando todos os jogos oficiais da história entre São Paulo e Bragantino, a vantagem, naturalmente, é do Tricolor. Foram 57 partidas no período, com 27 vitórias do São Paulo, 16 empates e 14 triunfos da equipe hoje controlada pela Red Bull.
O São Paulo marcou 86 gols sobre o adversário, uma média de 1,51 por jogo, enquanto o Bragantino anotou 57 — exatamente um por partida. Os dois empatam, porém, em número de vitórias seguidas sobre o outro: ninguém conseguiu passar de três.
Jogos marcantes
Considerando tempos recentes, um dos embates mais marcantes entre São Paulo e Bragantino veio em 2014. No único encontro pela Copa do Brasil, pela terceira fase, só os visitantes venceram — e o time dos energéticos levou a melhor. Na ida, o Tricolor venceu por 2 a 1, em Ribeirão Preto, e levou a vantagem para o Morumbi.
A questão é que o São Paulo, na época com Muricy Ramalho de técnico, não esperava a remontada do Massa Bruta. E as coisas ficaram ainda mais fáceis com o gol de Paulo Miranda, com apenas oito minutos no jogo da volta.
O Bragantino passou a precisar de três gols para passar direto, em pleno Morumbi — e conseguiu. Cesinha empatou aos 22, Gustavo Carbonieri virou aos 20 minutos do segundo tempo e Guilherme Mattis completou o 3 a 1 dez minutos depois. Nas oitavas, o Bragantino cairia para o Corinthians.
No ano seguinte, o São Paulo se vingaria no Campeonato Paulista. Pela quinta rodada da primeira fase, o Tricolor enfiou 5 a 0 no adversário em pleno Nabi Abi Chedid, com gols de Boschilia (dois), Alan Kardec, Alexandre Pato e Centurión. Valeu pouco em termos de campeonato, mas representou uma resposta após a eliminação em 2014.
Curiosidades
- O maior jejum entre os times é do Bragantino, que passou dez jogos sem conseguir vencer o São Paulo. Aconteceu entre 1995 e 2009
- Ninguém conseguiu vencer mais do que três partidas seguidas um contra o outro. O São Paulo o fez entre 2015 e 2019; o Bragantino, entre 2021 e 2022
- O São Paulo não vence o Bragantino há três partidas, com duas vitórias e um empate. O último triunfo foi em junho de 2024, no Brasileirão
Último encontro
O São Paulo x Bragantino mais recente aconteceu pelo primeiro turno do Brasileirão 2025, mais exatamente na 14ª rodada. Em duelo movimentado no Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista, o time da Red Bull chegou a virar depois de sair atrás, mas acabou sofrendo o empate em 2 a 2.
André Silva abriu o placar para o São Paulo, ainda aos nove minutos do primeiro tempo, mas Guzmán Rodríguez e Andrés Hurtado viraram para o Red Bull Bragantino — um no final do primeiro e outro, no início do segundo tempo. Pouco antes dos 20, entretanto, André Silva marcou de novo e determinou o 2 a 2 no placar.











