Retrospecto completo: Fluminense x Flamengo - História e duelos marcantes

Dos adversários mais antigos da história do futebol brasileiro, Fluminense e Flamengo estão acostumados a disputar tudo há mais de um século. Desde 1912, ano do primeiro embate da dupla que viraria sinônimo de clássico no esporte, Fla e Flu medem forças em uma rivalidade infindável — e de indiscutível charme, em festa de cores únicas.
➕ Fluminense x Flamengo: árbitro marcado por polêmicas recentes é escalado para clássico
Entre os mais de 450 jogos ao longo da história, a primeira vitória foi do Fluminense, nas Laranjeiras, em 1912. Depois, porém, o Flamengo emendou uma sequência de oito vitórias seguidas sobre o Tricolor, que só voltaria a triunfar em 1916. Desde então, os dois trocam golpes em praticamente todas as competições.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
Números gerais
Contabilizando jogos oficiais, foram 388 clássicos entre Flamengo e Fluminense ao longo do tempo, com 121 vitórias do Tricolor e 142 do Rubro-Negro. Outros 125 empates dão o tom do equilíbrio, com 543 gols do Flamengo e 493 do Fluminense.
Os dois empatam nas maiores invencibilidades no retrospecto, com nove jogos sem perder para cada. O Flamengo já conseguiu vencer seis vezes seguidas, enquanto o Fluminense chegou a cinco triunfos consecutivos.
Jogos marcantes
Em mais de um século de história, Fluminense e Flamengo já produziram um número absurdo de jogos marcantes, decisivos e de grandes proporções. Há o histórico "Fla-Flu da Lagoa", em 1941, quando o Tricolor chutou bolas em direção à água, que corria ao lado da Gávea, para retardar a partida.
O Flamengo precisava vencer para ser campeão carioca, mas o Fluminense havia aberto 2 a 0. Em ato heroico, o time tricolor superou uma expulsão e o deslocamento de clavícula do goleiro Batatais, que permaneceu em campo, para segurar um empate em 2 a 2 e levar o Carioca daquele ano.
Dois anos depois, o Fluminense enfiaria 5 a 1 no Flamengo, pelo Torneio Relâmpago do Rio de Janeiro, naquela que perdura até hoje como a maior goleada tricolor no clássico. Maracaí, três vezes, Carreiro e Adilson marcaram os gols.
Após duas décadas se passarem, em 15 de dezembro de 1963, Flamengo e Fluminense registrariam simplesmente o maior público da história do Maracanã: 194.603 presentes, sendo 177.656 pagantes. Dessa vez, quem precisava da vitória era o Tricolor; no entanto, com o empate em 0 a 0, a taça do Carioca iria para a Gávea.
Em nova final de Campeonato Carioca, dessa vez em 1995, o clássico gol de barriga de Renato Gaúcho decidiu o título a favor do Fluminense. Precisando vencer, o Tricolor abriu 2 a 0 e relaxou, sofrendo o empate — que daria o campeonato ao rival.
Após os 40 do segundo tempo, porém, Renato Gaúcho apareceu na área para desviar, de barriga, chute de Ailton. A bola mudou a trajetória e entrou, eternizando o lance no imaginário do clássico.
Por fim, ainda que não esteja no tamanho das outras, a partida de 12 de agosto de 2009 merece entrar na lista, por ter sido o primeiro Fla-Flu internacional da história. O jogo foi válido pela Copa Sul-Americana e teve nível técnico bem abaixo do esperando, terminando em 0 a 0. Na volta, o 1 a 1 classificou o Fluminense pelo gol fora de casa.
Último encontro
O Fla-Flu mais recente até aqui foi disputado no dia 20 de julho de 2025, pela 15ª rodada do Brasileirão, no Maracanã. O Tricolor ocupava a sexta posição, com os mesmos 23 pontos de Botafogo e Atlético-MG, enquanto o Mirassol era apenas nono. O Rubro-Negro liderava, mas empatado em 30 pontos com o Cruzeiro.
E o jogo foi bem morno, para não dizer chato, no Maracanã. Quem decidiu o duelo foi o atacante Pedro, cria do Fluminense, que voltava de polêmica recente com Filipe Luís. Acionado no segundo tempo, o camisa 9 marcou 12 minutos depois e decidiu o 1 a 0.













