Retrospecto completo: Cruzeiro x Fluminense - História e duelos marcantes

Confronto envolvendo dois grandes clubes do futebol brasileiro, a história de Fluminense x Cruzeiro começou ainda em 1960, nos primórdios do futebol brasileiro. Mais de 60 anos depois, porém, ambos seguem se encontrando ano após ano, com direito a histórico equilibrado.
➕ Fluminense despacha Botafogo e enfrenta Flamengo na final do Carioca Feminino
O primeiro jogo da história entre Fluminense e Cruzeiro é datado de 14 de setembro de 1960, pela extinta Taça Brasil, e terminou em empate por 1 a 1. O Tricolor venceria o jogo seguinte por 4 a 1, mas amargaria uma sequência de cinco derrotas seguidas até 1969.

Autorizado pela Portaria SPA/MF n.º 322/2025, de 17/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
Números gerais
No total, foram 78 jogos entre Fluminense e Cruzeiro na história. O time do Rio de Janeiro saiu com a vitória em 32 oportunidades, enquanto os mineiros levaram a melhor em 26 delas. Em outras 20, não passaram do empate. A Raposa marcou 103 gols ao longo desse tempo, enquanto o Tricolor anotou 110
Jogos marcantes
Sem nenhuma dúvida, o jogo mais marcante da história entre Cruzeiro e Fluminense aconteceu em 1970. Incluídos no quadrangular final da Taça Brasil, os dois se enfrentaram pela segunda rodada — e o Tricolor levou a melhor. Com a vitória por 1 a 0, o Fluminense encaminhou o título brasileiro, que viria no jogo seguinte.
Observando tempos mais recentes, houve um embate eliminatório na Copa do Brasil de 2022 — e o Fluminense, mais uma vez, levou a melhor. Com vitória por 2 a 1 na ida e outra por 3 a 0 na volta, o Tricolor fez 5 a 1 no agregado e passou sem maiores dificuldades para as quartas de final.
Último encontro
Pulando para o jogo mais recente, o último encontro do Fluminense com o Cruzeiro terminou em vitória do time mineiro. Pela 14ª rodada do Brasileirão 2025, o duelo aconteceu no Maracanã. Fabrício Bruno abriu o placar aos 30, Kaio Jorge ampliou cinco minutos depois, e a Raposa estragou a despedida de Arias.











