Rafaela Silva comenta futuro no Flamengo em meio a incertezas nos esportes olímpicos

A judoca Rafaela Silva, campeã olímpica e mundial, tem contrato com o Flamengo até o fim de janeiro e negocia uma renovação. Desde que chegou ao Rubro-Negro, em 2021, a atleta conquistou títulos nacionais e internacionais, consolidando-se como uma das principais referências do judô brasileiro.
➕ Isaquias Queiroz se pronuncia sobre saída do Flamengo
“Eu não falo diretamente com eles em relação ao contrato. Tenho uma representante e eles estão conversando. Esse mês de janeiro eu tenho ainda contrato com o clube. Sempre ponderamos o que é melhor. Temos algumas propostas. Ficando no Flamengo, vou representar da melhor maneira possível. Se tiver de ir para outro lugar, vou entregar a mesma intensidade. O importante para mim é dentro do tatame, é que amo fazer”, disse Rafaela ao 'UOL'.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
A notícia chega em um momento de preocupação com os esportes olímpicos do Flamengo. Recentemente, o Mengão anunciou o encerramento das atividades da canoagem e do remo paralímpico, com a dispensa de atletas de destaque, como o campeão olímpico Isaquias Queiroz.
Em meio a esse cenário de incertezas, Rafaela Silva dá uma boa notícia para os fãs: a judoca negocia a renovação de seu contrato com o Flamengo e deve garantir a continuidade em uma modalidade que tem colecionado títulos e pódios nacionais e internacionais.
A judoca também relembra momentos marcantes dentro do Flamengo, como sua primeira vitória pelo clube em uma seletiva no CEFAN, logo após voltar de um período de pausa nos treinos.
“Foram muitas competições, e nem sempre a gente vence, mas a adrenalina que a torcida e os companheiros de treino proporcionam é diferenciada. Acredito que, quando fui campeã mundial pelo Flamengo e medalhista olímpica agora, em Paris, foram momentos marcantes. Mas, se eu tivesse que escolher, diria que senti de verdade o que é a Nação na minha primeira competição pelo clube, uma seletiva no CEFAN", disse, antes de completar:
"Com a torcida vibrando ali, depois de dois anos parada, quando ganhei a competição, todo mundo comemorou junto, vibrou e me incentivou. Esse foi meu primeiro grande momento dentro do clube.”
Desde que chegou ao Flamengo em 2021, Rafaela Silva colecionou conquistas importantes. Ela foi campeã mundial em 2022, ouro nos Jogos Pan‑Americanos de Santiago 2023 e subiu ao pódio em competições do Circuito Mundial, com bronze no Grand Slam de Astana e no Grand Slam de Abu Dhabi em 2025.
Além de integrou e foi fundamental para a Seleção Brasileira que conquistou bronze por equipes nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Rafaela venceu a última luta da disputa com a Itália e garantiu o pódio para o Brasil.
Rafaela Silva mira Los Angeles 2028
Apesar de já ter 33 anos, Rafaela mantém o objetivo de lutar pelos Jogos Olímpicos de Los Angeles-2028 e buscar seu terceiro pódio olímpico. Para isso, ela segue um planejamento cuidadoso, focando em cada competição do circuito e acumulando pontos na classificação olímpica.
“Hoje me encontro dentro da zona de classificação olímpica. O meu objetivo é, sim, estar em Los Angeles, mas procuramos não pensar muito em Olimpíadas. Pensamos em uma competição de cada vez. Quase todas as competições que fazemos no circuito, praticamente, valem pontuação para a classificação. Mas sim, o meu objetivo é estar em Los Angeles em 2028”, afirmou a judoca.
Para disputar os Jogos Olímpicos, Rafaela precisa se manter entre as melhores do ranking mundial de sua categoria, definido pela União Internacional de Judô (IJF). Os atletas somam pontos ao longo do período de qualificação, e os que terminam entre os primeiros garantem a vaga olímpica.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.












