Rafael Marques minimiza queda do Flamengo e chama copas de brindes do Brasileirão

Atualizado: 08/08/2025, 10:00
Taça do Brasileirão foi levantada pelo Flamengo oito vezes

Com a eliminação na Copa do Brasil, restou para o Flamengo a Libertadores e o Brasileirão. Competições que já eram o foco do clube na temporada, ganham ainda mais importância. Porém, com o torneio de pontos corridos ganhando um pouco mais.

➕ Flamengo x Mirassol pelo Brasileirão: horário, onde assistir e prováveis escalações - 9/8/25

Segundo o jornalista Rafael Marques, da ESPN, a eliminação da Copa do Brasil não causa um impacto tão grande assim no Flamengo, já que o foco do time é o Brasileirão, competição onde o Mais Querido está bem.

Dito isso, o comentarista classificou as copas, ou seja, Copa do Brasil e Libertadores, como títulos que, caso chegassem, seriam como "brindes".

"A eliminação do Flamengo não tem um impacto tão grande assim. Porque o Flamengo tem como meta ganhar o Campeonato Brasileiro. Flamengo tem isso como principal objetivo, e é o líder da competição. E óbvio que se esse objetivo puder vir com alguns outros brindes, que seriam, por exemplo, a Copa do Brasil e até a Libertadores, que é muito mais do que um brinde, seria fantástico", disse Rafael Marques.

O próximo jogo do Flamengo será no Brasileirão, contra o Mirassol, sábado (9), às 18h30 (horário de Brasília).

Em seguida, faz o jogo de ida nas oitavas da Libertadores contra o Internacional, no Maracanã, quarta (13) às 21h30 (horário de Brasília).

Se fosse na Libertadores ou Brasileirão...

Apesar de definir que não existe crise na eliminação do Flamengo na Copa do Brasil, Rafael Marques entende que se esse resultado ocorresse na Libertadores ou até num contexto decisivo de Brasileirão, aí, sim, a reação poderia ser outra. Assim, exemplificando o nível de prioridade do time.

"Mas se contra o Atlético, por exemplo, tivesse sido uma eliminação na Libertadores ou se tivesse sido uma derrota que comprometesse a classificação, a campanha, no Campeonato Brasileiro, eu acho que os reflexos seriam muito mais pesados para o lado do Flamengo", avalia.

Com o calendário um pouco menos abarrotado, o Flamengo ainda assim terá de tomar decisões quanto a escalações e prioridade, com a próxima sequência já sendo um teste "de fogo" em relação a isso.


Diedrich Bader
Autor
Jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP), 23 anos, natural de São Paulo. Atua na cobertura esportiva desde 2020, produzindo conteúdo focado em notícias, análises e repercussões do esporte.