Rafael Gaúcho: último jogador a trocar o Juventude pelo Flamengo

Atualizado: 14/04/2025, 19:17
rafael gaúcho ex-flamengo e juventude

Aposentado dos gramados desde 2019, o ex-atacante Rafael Gaúcho foi o último jogador a deixar o Juventude, adversário rubro-negro desta quarta-feira (16), para jogar no Flamengo. A transferência aconteceu em 2004, quando Rafael foi emprestado por uma temporada ao Mengão.

➕ Retrospecto completo: Flamengo x Juventude - História, duelos marcantes e curiosidades

A negociação teve o aval de um dos maiores ídolos do Flamengo, o 'Maestro' Júnior, que na época atuava como dirigente do Rubro-Negro. Hoje, Júnior é comentarista da Rede Globo.

Novibet
Novibet
4/5
proTorneios de cassino com prêmios

SPA/MF nº 2.104 - 9 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Apresentado ao lado de Roger Guerreiro, a passagem de Rafael Gaúcho pelo Flamengo foi breve. Em maio do mesmo ano, o atacante retornou ao Juventude, encerrando sua curta trajetória na Gávea. No entanto, mesmo em pouco tempo, Rafael conseguiu conquistar o Campeonato Carioca de 2004.

Durante sua única passagem pelo Flamengo, Rafael Gaúcho disputou 17 partidas e marcou três gols. Com o atleta em campo, o Fla somou nove vitórias, quatro empates e quatro derrotas.

Rafael Gaúcho também esteve em campo no Brasileirão e na Copa do Brasil pelo Flamengo

Além de conquistar o Campeonato Carioca de 2004, Rafael Gaúcho também teve participações em outras competições durante sua breve passagem pelo Flamengo.

Pela Copa do Brasil, o ex-atacante atuou em três partidas. Gáucho esteve em campo nos dois confrontos contra o Tupi-MG (vitórias por 3 a 2, em Belo Horizonte, e 4 a 0, no Giulite Coutinho) e também participou da vitória por 1 a 0 sobre o Santa Cruz, no estádio do Arruda.

No Campeonato Brasileiro daquele ano, Rafael entrou em campo em duas rodadas. Na primeira, o Flamengo empatou em 0 a 0 com a Ponte Preta, no Raulino de Oliveira. Já na segunda, o Rubro-Negro foi derrotado pelo Paraná Clube por 2 a 1, fora de casa. A partida aconteceu no Pinheirão.

Após passagens por Flamengo, Juventude, Atlético-MG e diversos clubes internacionais, Rafael pendurou as chuteiras no carreira no FK Panevėžys, da Lituânia.


Yago Martins
Autor
Jornalista formado pela Unisuam, 27 anos, natural do Rio de Janeiro. Atua na comunicação desde 2018, com passagens por rádio, TV e portais esportivos. Apaixonado por esporte e jornalismo.