Punição pesada! Gaviões da Fiel é proibida de entrar nos estádios de São Paulo

Atualizado: 11/12/2025, 14:21

A Federação Paulista de Futebol (FPF) determinou nesta quinta (11) que a Gaviões da Fiel, principal torcida organizada do Corinthians, está proibida de comparecer nos estádios de São Paulo. A determinação estará em vigor entre 10 de dezembro de 2025, até o término de 2026. Tal decisão atende a um pedido do Jecrim-SP (Juizado Especial Criminal da Capital), encaminhado pelo Ministério Público.

➕ Corinthians x Palmeiras: ingressos à venda para decisão do Paulistão Feminino

A informação foi divulgada primeiramente pelo portal 'Meu Timão', revelando que o requerimento foi apresentado após o confronto envolvendo integrantes da Gaviões da Fiel e da Torcida Independente, organizada do São Paulo. A briga generalizada ocorreu na Bixiga, bairro na região da Bela Vista. Isso, logo após o Majestoso no fim de novembro, válido pelo Brasileirão.

Esportes da Sorte
Esportes da Sorte
4/5
proDepósito mínimo R$1

Autorizado pela portaria SPA/MF n° 136/25 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

A restrição, inclusive, já afeta a partida de volta das semifinais da Copa do Brasil, marcada para a Neo Química Arena, neste domingo (14). Contra o Cruzeiro, está vetada a entrada de qualquer torcedor que utilize símbolos ou materiais ligados à Gaviões da Fiel. Federações de outros estados também podem optar por seguir a mesma orientação nos próximos dias.

Segundo informações do 'ge', a assessoria de comunicação da Gaviões da Fiel informou que seu setor jurídico já foi notificado sobre a decisão. Porém, que vão se pronunciar somente "em momento oportuno".

Gaviões da Fiel sofre segunda punição no ano

Essa não é a primeira punição sofrida pela Gaviões da Fiel em 2025. Até porque, no fim de outubro, a FPF havia autorizado novamente a presença de todas as torcidas organizadas do Corinthians nos estádios. O movimento encerrava uma suspensão de seis meses aplicada após o uso de rojões e sinalizadores na decisão do Paulistão, em março.

Para que o retorno fosse permitido, representantes das organizadas se reuniram com integrantes do Ministério Público e do 2º Batalhão de Choque da Polícia Militar. Dessa forma, firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

Alfa.bet
Alfa.bet
5/5
proLayout intuitivo

SPA/MF Nº 2.100 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.


Compartilhe
Diedrich Bader
Autor
Jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP), 23 anos, natural de São Paulo. Atua na cobertura esportiva desde 2020, produzindo conteúdo focado em notícias, análises e repercussões do esporte.