Proposta no Estatuto do Flamengo cria barreira para possível volta de Landim

O Flamengo convocou o Conselho Deliberativo do Flamengo para uma reunião extraordinária, em formato híbrido, marcada para o dia 27 de janeiro. O objetivo é votar uma emenda ao Estatuto do Flamengo que proíbe associados relacionados com outros clubes de ocuparem cargos nos Poderes do Rubro-Negro.
➕ Flamengo prepara lançamento do Pacote Maracanã 2026; o que se sabe até agora
A proposta foi apresentada pelo presidente Luiz Eduardo Baptista e altera o artigo 77 do Estatuto. O texto estabelece que ficará impedido de assumir qualquer cargo estatutário no Flamengo o associado que mantenha vínculo direto ou indireto com outro clube ou SAF, seja no Brasil ou no exterior.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
Texto da emenda ao Estatuto do Flamengo
A proposta submetida ao Conselho Deliberativo altera o inciso IV do artigo 77 do Estatuto do Flamengo e inclui três novos parágrafos. O texto apresentado é o seguinte:
“Art. 77 – Ficará impedido de participar de qualquer Poder o associado:
IV – que atue, direta ou indiretamente, como investidor, acionista, cotista, gestor, administrador, consultor ou que exerça cargo de direção ou de conselheiro, remunerado ou não, em outra agremiação desportiva ou Sociedade Anônima do Futebol (SAF), no Brasil ou no exterior, independentemente da modalidade ou divisão disputada…
§ 1º. O impedimento também alcança participações indiretas ou estruturadas por meio de pessoas físicas ou jurídicas, empresas, holdings, fundos de investimento, consórcios ou terceiros interpostos, sempre que o associado exerça, direta ou indiretamente, influência relevante, poder de decisão, expectativa de retorno econômico ou qualquer forma de controle...
§ 2º. Para fins do inciso IV, o texto equipara à condição de investidor ou gestor o associado que realize aporte financeiro, empréstimo, adiantamento, garantia, financiamento ou qualquer forma de suporte econômico a outra agremiação desportiva ou SAF, ainda que de forma eventual, gratuita ou informal, diretamente ou por intermédio de empresas ou sociedades das quais participe.
§ 3º. O impedimento somente deixa de existir após o prazo mínimo de 12 meses, contados a partir do desligamento formal, efetivo e comprovado do associado em relação à outra agremiação ou SAF...”
Emenda atinge Landim e Marcos Braz
Caso a emenda seja aprovada pelo Conselho Deliberativo do Flamengo, o novo texto passa a ter efeito direto sobre o cenário político do club. Pode, inclusive, influenciar na eleição do Flamengo, mesmo que o próximo mandato só tenha início em 2028.
Um dos principais casos é o do ex-presidente Rodolfo Landim. Atualmente, ele lidera um grupo investidor responsável pela transformação do Confiança em SAF. O projeto prevê participação societária e aportes financeiros. Além disso, Landim também participa da estruturação de um projeto semelhante no Sampaio Corrêa.
Gustavo Oliveira, ex-VP de Marketing, e Diogo Lemos, ex-VP de Gabinete da Presidência, também integram a SAF do Confiança.
Apesar de afirmar que "não tem interesse", Landim já admitiu a possibilidade de concorrer à presidência do Flamengo novamente para realizar o projeto do estádio. A aprovação da emenda tornaria ao menos a eleição de 2027 inviável para o ex-mandatário.
Outro nome possivelmente afetado é o do ex-vice-presidente de futebol Marcos Braz, que renovou contrato e segue como executivo do Remo para a temporada de 2026.
Pelo texto da emenda, enquanto mantiverem vínculos com outros clubes, ambos ficariam impedidos de ocupar cargos estatutários no Flamengo em um futuro próximo.
Torcedores aprovam proposta nas redes sociais
Após a divulgação da convocação, o tema passou a repercutir nas redes sociais. As primeiras manifestações de torcedores apontaram preocupação com a possibilidade de dirigentes ou associados com vínculo com outros clubes influenciarem decisões internas do Flamengo. Comentários destacaram a defesa de que cargos estatutários no clube não sejam ocupados por pessoas que atuem, simultaneamente, em outras agremiações.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.












