Presidente do Atlético-MG pede impedimento "semiautomático" nas finais contra o Flamengo

Atualizado: 22/10/2024, 07:44
Sérgio Coelho Atlético-MG Flamengo Maracanã Supercopa

O presidente do Atlético-MG, Sérgio Coelho, revelou que fez um requerimento à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para a utilização de impedimento semiautomático nos duelos entre o time mineiro e o Flamengo, na final da Copa do Brasil.

Vai ser uma grande final e queremos um jogo limpo e não jogos sujos como foi no passado. Estamos encaminhando à CBF um ofício para que ela utilize nessas duas partidas a tecnologia impedimento semiautomático. Ela foi utilizada na Copa do Mundo e é utilizada nas principais ligas europeias“, disse o dirigente ao GE.

Rossi exalta Milito e projeta Flamengo x Atlético-MG na final da Copa do Brasil

Sérgio Coelho afirmou que os dois estádios da final podem receber a tecnologia. O presidente do Atlético-MG aproveitou para fazer a velha lamentação característica de vários torcedores do clube mineiro, que não aceitam as derrotas para o Flamengo e atribuem o êxito Rubro-Negro à arbitragem.

Tanto a Arena MRV como o Maracanã têm condições de receber esse equipamento. Insisto em dizer, o jogo tem que ser limpo e não sujo como foi no passado. Até mesmo os flamenguistas que presenciaram a ladroagem na final do Brasileirão de 1980 no Maracanã e no histórico jogo pela Libertadores de 1981, no Serra Dourada, têm vergonha dos fatos“, disse o dirigente, referindo-se de forma mentirosa ao jogo da Libertadores em que o juiz José Roberto Wright avisou que expulsaria quem desse carrinhos por trás, e ao que nenhum torcedor do Flamengo tem dúvida de que foi bem apitado, já que o time mineiro entrou para bater e foi extremamente violento.

Em 2022, Atlético enfrentou o Flamengo nas oitavas da Copa do Brasil. No primeiro jogo, em casa, a equipe venceu por 2 a 1, com Lázaro marcando o gol do Mengão. Na volta, no famoso jogo do ‘inferno’, o Mais Querido amassou o time mineiro, vencendo por 2 a 0 com show de Arrascaeta.

O que é o impedimento semiautomático

A tecnologia de impedimento semiautomático consiste no uso de um complexo sistema de câmeras e sinais, instalados em várias partes do campo e na bola, buscando detectar, precisamente, se um jogador está em posição irregular. A intitulação ‘semiautomático’ se dá pelo modo em que o recurso é utilizado.

Nele há uma recriação, em 3D, apresentada aos árbitros para haver definição sobre o lance. Logo, ele não determina, mas colabora para que os responsáveis pela arbitragem tenham a melhor análise possível.

O sistema se popularizou na última Copa do Mundo, em 2022, mas também foi utilizada na Champions League meses antes. A Premier League implementou o uso da tecnologia para a atual temporada.


James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.