‘Precisar achar…’: Silas aponta desafio de Filipe Luís no Flamengo

Atualizado: 04/08/2025, 13:09

Em meio a tantas mudanças no time do Flamengo, seja de saídas ou entradas, para o ex-jogador e comentarista Silas, um dos grandes desafios do técnico Filipe Luís será encontrar um "11 ideal".

➕ Desgaste físico não é desculpa para sequência ruim, aponta Filipe Luís

Segundo Silas, Filipe Luís precisa definir um time titular, uma equipe na qual a torcida saiba de cor antes mesmo da divulgação da escalação.

Esportes da Sorte
Esportes da Sorte
4/5
proDepósito mínimo R$1

Autorizado pela portaria SPA/MF n° 136/25 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

"O Filipe Luís precisa achar os 11 iniciais. Ele precisa achar os 11 que o torcedor sabe de cor e salteado", dispara Silas.

Apesar da análise de Silas, poucos times no futebol mundial possuem um 11 inicial definido. No Brasil, isso se torna ainda mais raro, com um calendário abarrotado onde se é quase obrigado a fazer alterações de um jogo para o outro.

No entanto, é importante ter uma base confiável, e Filipe Luís já possui isso em nomes como Léo Ortiz, Léo Pereira, Rossi, Jorginho e Arrascaeta. Sendo eles o esqueleto da equipe na qual disputa os jogos e competições mais importantes.

Silas vê necessidade de reservas bem definidos no Flamengo

Além do time titular, Silas destaca uma necessidade sobre o Flamengo de definir as peças de rotação no elenco.

Ou seja, aqueles jogadores que sempre vão entrar nos segundo tempo, ou, na necessidade, seja por suspensão ou lesão, entrar no lugar do titular.

"E depois, precisa definir quem são aqueles jogadores que entram no decorrer do jogo, ou como reposição, que mantém a engrenagem funcionando", avalia.

Um dos maiores trunfos de Filipe Luís como técnico é justamente manter essa "engrenagem" girando independente do time que esteja em campo. Ou seja, o técnico consegue que seu plantel compre sua ideia de jogo e seja quem for em campo, atue de maneria organizada de acordo com o que o treinador propõe.


Diedrich Bader
Autor
Jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP), 23 anos, natural de São Paulo. Atua na cobertura esportiva desde 2020, produzindo conteúdo focado em notícias, análises e repercussões do esporte.