Por que Rosana Augusto saiu do Flamengo? Entenda o que motivou a decisão e o que vem a seguir

Atualizado: 17/10/2025, 11:25
Rosana Augusto comandando a equipe feminina do Flamengo

Definitivamente, a saída de Rosana Augusto do cargo de treinadora do Flamengo no futebol feminino pegou a todos de surpresa. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (16), em comum acordo, e envolve uma decisão estratégica do clube que não encontrou apoio na técnica. Assim, os dois lados optaram por encerrar a parceria.

➕ Flamengo Feminino se aproxima de acerto com velho conhecido

O trabalho de Rosana à frente do Flamengo era bom, com campanha consistente no Brasileirão e belo início no Carioca. No entanto, o Rubro-Negro decidiu enxugar gastos a partir da próxima temporada e apostar mais na base do que em contratações, o que desagradou à treinadora.

7KBet
7KBet
4/5
proQuase 2000 jogos de 6 provedoras diferentes

Autorizado pela Portaria SPA/MF n.º 322/2025, de 17/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Em carta de despedida ao Flamengo, Rosana deixou claro o incômodo com a decisão e não escondeu que o motivo foi vital para a saída. Esperando novos investimentos e um time ainda mais competitivo, a agora ex-treinadora do clube não concordou com a ideia de economizar gastos — o que deve levar a uma queda de rendimento.

"É uma decisão difícil e que não planejava, mas tomada em comum acordo com a diretoria do clube, que pretende para a próxima temporada um melhor aproveitamento da base e significativa readequação orçamentária. Entendendo que, neste momento de minha carreira, o novo projeto do clube não corresponde às expectativas, optei por essa decisão", explicou Rosana.

Novas mudanças podem acontecer

Naturalmente, é possível esperar que novas alterações sejam realizadas. Afinal de contas, com o orçamento reduzido e a decisão de intensificar o uso das categorias de base, fica a dúvida para saber como será o aproveitamento das jogadoras atuais. Desta forma, novas saídas devem acontecer.

O Flamengo chegou até as quartas de final do Brasileirão Feminino e acabou eliminado pelo Palmeiras, com uma vitória na ida (3 a 2) e uma derrota na volta (3 a 0). Na primeira fase, o Rubro-Negro fechou os 15 jogos com oito vitórias, três empates e quatro derrotas, o suficiente para somar 27 pontos. No Carioca, o clube ocupa a segunda colocação, com quatro vitórias e um empate, atrás apenas do Fluminense.

Confira o pronunciamento de Rosana na íntegra

"Hoje encerro meu ciclo de trabalho no Flamengo Feminino. Foram quase seis meses de total entrega e dedicação a este clube gigante. Neste período, conseguimos imprimir um pouco do DNA da instituição também na equipe feminina, com performance e resultados importantes, trazendo a torcida ainda mais para o nosso lado. Imprimimos uma recuperação imediata na disputa do Campeonato Brasileiro, chegando até as quartas de final. Atingimos grande sequência de jogos de invencibilidade, a conquista da Copa Rio e, até o momento, uma grande campanha no Campeonato Estadual. 

É uma decisão difícil e que não planejava, mas tomada em comum acordo com a diretoria do clube, que pretende para a próxima temporada um melhor aproveitamento das categorias de base e significativa readequação orçamentária. 

Entendendo que, neste momento de minha carreira, o novo projeto do clube não corresponde às expectativas, optei por essa decisão juntamente à diretoria. 

Agradeço a oportunidade e a todo o acolhimento da nação rubro negra desde o primeiro momento. Agradeço também ao André por todos os esforços, a todas as atletas e comissão, desejo muito boa sorte na continuidade de suas carreiras."

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: WhatsappBlueskyThreadsTwitter (X)Instagram e Facebook.


João Lobo
Autor
Capixaba radicado no Rio de Janeiro, jornalista que acredita no poder do jornalismo como ferramenta de inclusão e transformação social. Apaixonado pela escrita e pela arte de observar o mundo por diferentes lentes.