PGR dá parecer ao STF que reconhece Flamengo campeão brasileiro de 1987

Atualizado: 18/02/2026, 21:28
Zico comemora título brasileiro do Flamengo de 1987

Quase 40 anos após o polêmico Campeonato Brasileiro de 1987, a disputa entre Flamengo e Sport ganhou um novo capítulo no Supremo Tribunal Federal (STF). Nesta quarta-feira (18), a Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou parecer favorável à ação do Mengão que pede o reconhecimento do título nacional de 1987 de forma compartilhada. A informação é do portal PlatoBR.

➕ Flamengo 1987: A velha alegria de ser rubro-negro

O Mais Querido tenta rescindir um acórdão da Primeira Turma do STF, de abril de 2017, que invalidou resolução da CBF publicada em fevereiro de 2011. À época, a entidade reconheceu Flamengo e Sport como campeões brasileiros de 1987. No entanto, meses depois, após decisão da Justiça Federal de Pernambuco, a própria CBF revogou o ato e declarou apenas o clube pernambucano como vencedor oficial.

No parecer encaminhado ao Supremo, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, contrariou o Sport e concordou com a tese do Flamengo sobre 1987. Para Gonet, a decisão de 2017 errou ao concluir que a CBF não poderia, por critérios desportivos, reconhecer outro campeão.

“Deve ser afastada a conclusão de nulidade da RDP/CBF n. 02/2011 (resolução da CBF que reconheceu Flamengo e Sport como campeões), preservado o reconhecimento conferido ao Sport nos estritos limites do comando transitado em julgado, sem que, portanto, se tenha por proibida a titulação compartilhada de campeão do certame de 1987”, disse Gonet ao portal.

Ainda segundo a reportagem, o processo movido pelo Flamengo na disputa com o Sport pelo título do Brasileirão de 1987 está no acervo do gabinete do ministro Luís Roberto Barroso. O indicado por Lula para sucedê-lo no Supremo é o chefe da AGU, Jorge Messias, torcedor do Sport.

Flamengo e Sport disputaram torneios diferentes no Campeonato Brasileiro de 1987

A polêmica sobre o campeão brasileiro de 1987 envolve o nível dos adversários enfrentados por Sport e Flamengo. O time pernambucano disputou partidas contra equipes de menor expressão nacional na época, no Módulo Amarelo. Já o Fla enfrentou os principais clubes do país, reunidos na Copa União, antigo Módulo Verde. A diferença técnica entre as tabelas é apontada como argumento para defender o Mengão como legítimo campeão.


Yago Martins
Autor
Jornalista formado pela Unisuam, 27 anos, natural do Rio de Janeiro. Atua na comunicação desde 2018, com passagens por rádio, TV e portais esportivos. Apaixonado por esporte e jornalismo.