Pela Copa: rubro-negros fazem promessas no Santuário São Judas Tadeu

Atualizado: 29/10/2025, 09:02
Placa de torcedor e camisa do Flamengo em homenagem a São Judas Tadeu

A fé e o futebol se unem frequentemente, e no caso do Flamengo, um padroeiro ajuda a sintetizar todos os pedidos pelo clube: São Judas Tadeu, Santo Protetor das causas impossíveis. O MundoBola Flamengo aproveitou o Dia do Flamenguista, que acontece no dia do Santo, para ir ao Santuário que leva seu nome, em Cosme Velho.

➕1953: o milagre que uniu Flamengo e São Judas Tadeu para sempre

Na última terça-feira (28), milhares de fiéis passaram pelo Santuário São Judas Tadeu, e muitos deles, flamenguistas. Até o padre era rubro-negro, como registramos. Mas, ao que tudo indica, o jogo importante também aumentou o movimento.

Esportes da Sorte
Esportes da Sorte
4/5
proDepósito mínimo R$1

Autorizado pela portaria SPA/MF n° 136/25 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

A reportagem conversou com torcedores e viu que muitos deles foram aproveitar a data para fazer promessas, ou simplesmente, pedir pela vitória contra o Racing em busca de mais uma final de Libertadores.

Thalita, por exemplo, foi já cumprir uma promessa: se o time vencesse o Palmeiras, ela compraria uma camisa do Flamengo e personalizaria com o nome do Santo e o número 28, em alusão a data. Dito, ou melhor, bendito e feito.

"Vim agradecer pelas vitórias contra o Palmeiras e contra o Racing. Paguei promessa, comprei a blusa, escrevi o nome de São Judas Tadeu para agradecer. Agradecer também que hoje é meu aniversário! 100% flamenguista. Por ter saúde, paz, e para ele nos dar alegria também no jogo de amanhã. Para a Libertadores, só pedi", diz a torcedora.

Outros torcedores deixaram seus pedidos para que o Flamengo vencesse mais uma Libertadores. Flávio Evaristo também pediu pelo Mundial, que não vem desde 1981.

"Fiz sim. Pedi para que os jogadores todos não se machuquem, que possam trazer essa vitória para a gente. Que nós possamos chegar na final. E que a gente possa trazer esse título que a gente espera não é de hoje. Já batemos na trave. Pedi, agradecer a tudo, que o Flamengo possa ser campeão das Américas e do Mundo", conta.

Vaina chega a arriscar placar para o jogo. 

"Estamos aqui para agradecer. Que São Judas Tadeu nos protege. Somos flamenguista de primeira graça. Deus sabe de todas as coisas, 2 a 0 amanhã", destaca.

Renata também quer o Brasileirão e foi mais uma a pedir as taças ao padroeiro do Flamengo.

"Sim, eu fiz. Eu pedi pelo jogo de amanhã. Pedi que tirasse as energias negativas, contrárias, as falcatruas, os roubos contra o nosso Flamengo. E pedi, sim, pela Libertadores e pelo Brasileiro", conta.

Seu marido, George, também reza pelos envolvidos no acidente do ônibus que levava torcedores para a Argentina, além de pedir por mais uma decisão.

"Primeiramente, vim pedir pelos torcedores que tiveram o acidente. Que cheguem bem aos familiares. Pedi por amanhã, será um jogo muito difícil. Que nós consigamos ir a final, ganhar a final", comenta.

Fábio revisita marcas de promessas antigas e faz novos pedidos pelo Flamengo na Libertadores

Uma das histórias mais interessantes que encontramos é a de Fábio Sobral, torcedor do Flamengo. O rubro-negro faz novas promessas, mas conta que já cumpriu muitas outras.

"Eu faço promessa desde sempre. Para falar mais de agora, nos últimos anos, sempre coloco uma placa. Quando foi bicampeão, tri... Inclusive, voltando hoje aqui, no Dia de São Judas Tadeu, estou vendo que ainda tem uma placa minha aparecendo ali. Está pendurada, do tricampeonato. Todos os anos eu venho agradecer pelo que São Judas Tadeu sempre fez pelo Flamengo", conta.

Fábio tem uma tatuagem de Gabigol, no lance em que ele ganha de Pinola e vira o jogo de forma heroica. Essa é mais uma promessa cumprida pelo flamenguista.

"Sou supersticioso, vou com a mesma camisa para o estádio, não lavo, é sempre a mesma. Só assisto ao jogo com meu santinho, São Judas Tadeu, na mão. Em 2019, em Lima, uma das promessas que eu tinha feito era uma tatuagem. Se o Flamengo fosse campeão, quem fizesse o gol, eu ia tatuar. Tenho ela aqui, é o lance do chute, do último gol do Gabigol", mostra.

Para o jogo desta quarta, contra o Racing, às 21h30 (de Brasília), Fábio já prometeu que vai levar o filho até a final, em Lima, caso o Flamengo se classifique.

"Uma das promessas que fiz: se o Flamengo voltasse a uma final de Libertadores, eu ia levar meu filho, que já está com dez anos. Espero conseguir cumprir isso para ele. E espero poder voltar aqui no final do ano para colocar mais uma plaquinha e agradecer a São Judas Tadeu por mais um título", finaliza.

No vídeo, Fábio encontra apenas a placa pela Libertadores 2022. Mas sua história é antiga, e ele mostra uma placa em agradecimento pelo Brasileirão 2009, ainda com seu filho pequeno. Veja a foto antiga cedida pelo torcedor.

Em outra imagem, Fábio aparece com outra placa em frente a gruta do Santuário, em agradecimento a São Judas Tadeu pela Libertadores 2019.

Os torcedores, agora, apenas aguardam o jogo da noite para saber se cumprirão suas promessas e se viverão uma nova final de Libertadores. O certo é que São Judas Tadeu nunca vira as costas ao Flamengo.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: WhatsAppBlueskyThreadsTwitter (X)Instagram e Facebook.


Erick Viana
Autor
Jornalista formado pela UniCarioca e pós-graduado em Jornalismo Esportivo. Especializado na cobertura do Flamengo, une paixão pelo esporte e pela comunicação para levar informação com credibilidade e emoç...