PC de Oliveira diz que Bruno Henrique 'não quis jogar' e defende pênalti não marcado no Fla-Flu

Aos 10 minutos do segundo tempo, na derrota do Flamengo para o Fluminense, nesta quarta-feira (19), Thiago Silva chutou Bruno Henrique dentro da área - e o pênalti não foi marcado. No entanto, PC de Oliveira, comentarista de arbitragem da TV Globo, afirmou que a decisão do árbitro foi correta, já que o camisa 27 teria buscado o contato.
➕ Léo Pereira critica vaias e sai em defesa de João Victor no Fla-Flu
Além do lance no Fla-Flu, a análise do ex-árbitro foi criticada por torcedores rubro-negros nas redes sociais - que defendem que o atacante rubro-negro sofreu a falta cometida pelo zagueiro tricolor. Para PC, Bruno Henrique "não quis jogar" e só procurou a falta.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
"O Thiago Silva já iniciou a ação, depois da bola ter batido na perna dele, e o Bruno Henrique vai lá e se coloca, simplesmente, e não vai para jogar, mas sim para provocar esse contato. Ele não vai para jogar a bola, a movimentação dele é justamente para impedir uma ação do Thiago", disse o analista.
PC de Oliveira entende que a arbitragem acertou ao não marcar pênalti para o Flamengo em lance envolvendo Thiago Silva e Bruno Henrique: "Tem que analisar a jogada como um todo, não só o choque".#futebol #flamengo #fluminense #brasileirão #ge pic.twitter.com/T1Nrt1LrGZ
— ge (@geglobo) November 20, 2025
"O único que quer jogar a bola e complementar a jogada é o Thiago Silva. O Bruno Henrique em nenhum momento está preocupado com a bola. Ela está saindo, e ele está distante do Thiago, aí entra lá. Não entra para dominar a bola e ter a posse. Aí você tem um contato imprudente do jogador que tá atrás", afirmou PC.
Durante o programa "Troca de Passes", do SporTV, o ex-jogador e comentarista Alex discordou da análise de PC de Oliveira. Para o ex-meia, o zagueiro do Fluminense, em nenhum momento, tentou evitar o contato com o atacante do Flamengo dentro da área.
Além do ex-Internacional, Carlos Eduardo Mansur também discordou do comentarista. "Ele poderia estar protegendo a bola para ganhar o escanteio como todos fazem", disse.
Em sequência, o analista de arbitragem reafirmou sua opinião de que Bruno Henrique teria provocado o contato, não quis jogar e entrou na frente de Thiago Silva - que já havia iniciado o movimento de chute.
"Isso, para mim, não é pênalti. Apesar de todo o contato, você tem que analisar a jogada como um todo. Não só o choque, mas de que maneira que esse choque foi produzido, por isso que eu entendo que a decisão da arbitragem foi correta", concluiu PC de Oliveira.
Torcedores do Flamengo se revoltam com análise de PC de Oliveira
Nas redes sociais, a torcida do Flamengo criticou a opinião do comentarista de arbitragem da Globo. Confira:
“A jogada como um todo” = BH chega antes, ocupa o espaço, se posiciona e leva a porrada do Thiago Silva atrasado no lance. Pênalti escandaloso que o VAR fingiu que não viu", @martinFLA81.
"Foi um PÉSSIMO árbitro, quem poderia imaginar que seria um PÉSSIMO comentarista. Tentar justificar um chute na perna dentro da área não ser pênalti é inacreditável, briga com a imagem", @arthur__gs.
"Ou seja, se o atacante for proteger a bola para ganhar um escanteio e levar uma bicuda do defensor adversário o árbitro não vai marcar pênalti? É uma das maiores doideiras que já escutei sobre futebol. Quem concorda com isso não deve querer o bem do futebol brasileiro", @Diegols27920640.
"Analisar a jogada como um todo implica em ver que o Thiago Silva perde a noção de onde a bola está, o BH toma a frente dele e é atingido por um pontapé com a bola em jogo. É óbvio que o Thiago Silva não tinha a intenção de acertar o Bruno Henrique, mas sem querer também é falta", @FelipeMittelman.
"Constrangedor. Nada tira o mérito da vitória do Fluminense, amasso. Mas botar a cara no horário nobre como um 'especialista da área' e me aprontar isso aí… Porém, zero surpresas. Apenas o reflexo dos demais que hoje em dia apitam essa várzea. Ontem foi nosso dia, veremos amanhã", @bpessoa97.
Após a derrota para o Fluminense, o Flamengo volta a campo no próximo sábado (22), contra o Bragantino. O duelo válido pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro será disputado no Maracanã, às 21h30 (horário de Brasília).

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.














