Palmeiras treina em 'estádio amaldiçoado' antes da final contra Flamengo

O Palmeiras escolheu o Estádio Alejandro Villanueva para se preparar para a final da Libertadores contra o Flamengo, no sábado. O popular Matute, em Lima, no Peru, é famoso pela chamada “Maldição de Matute”, uma superstição local que pode trazer azar a equipes que usam o local antes de jogos decisivos.
➕ Flamengo x Palmeiras: Léo Ortiz revela clima no elenco antes da final da Libertadores
O episódio mais lembrado aconteceu justamente em 2019, quando o River Plate treinou no Matute antes de perder a final da Libertadores para o Flamengo. Marcelo Gallardo minimizou a superstição, afirmando que só acreditava no trabalho.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
El estadio de Matute también es conocido a nivel mundial, enhorabuena blanquiazules. pic.twitter.com/lsyxtukXHt
— Giancarlo Ⓤ 🏆29 (Tri 23-24-25) (@sangrecrema1924) November 8, 2019
Na partida, o Flamengo venceu por 2 a 1 em virada épica nos últimos minutos. Um jogo que reforçou a lenda do estádio como “amaldiçoado” para visitantes.
Outro caso histórico envolve o Colón, da Argentina, que treinou no Matute antes de enfrentar o Deportivo Municipal na primeira fase da Sul-Americana de 2019. O time venceu, avançou de fase, mas acabou derrotado na final pelo Independiente del Valle.
Seleções também entram na história: o Uruguai treinou no Matute antes de enfrentar o Peru pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018 e perdeu por 2 a 1. Até o ex-presidente boliviano Evo Morales vestiu a camisa do Alianza Lima durante uma visita ao país e acabou envolvido em polêmicas políticas depois, casos que alimentam o folclore que ronda a Maldição Matute.
Para a final de 2025, o Palmeiras treina no Matute nos dois dias que antecedem o duelo, enquanto o Flamengo escolheu fazer as atividades no CT da Seleção Peruana. A história da maldição naturalmente vira mais um fator de expectativa entre torcedores.
Confiança e expectativa do Flamengo para a final da Libertadores
Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo, falou sobre a empolgação do elenco antes da decisão contra o Palmeiras neste sábado, no Monumental de Lima.
“A gente chega muito confiante, muito empolgado para desfrutar desse momento. Não é todo dia que se chega em uma final de Libertadores. É preciso valorizar e aproveitar dentro de campo, fazendo um grande jogo”, disse Ortiz.
O camisa 3 destacou ainda o impacto do apoio da torcida rubro-negra no AeroFla histórico, que levou a delegação até o embarque no Rio, e a presença dos torcedores em Lima.
“A Nação está em todo lugar. Nos levou até o aeroporto no Rio e já tem muita gente aqui esperando para viver esse momento com a gente. É especial demais”, completou Ortiz.
Flamengo e Palmeiras reeditam a final de 2021 e disputam o posto de primeiro tetracampeão brasileiro da Libertadores. A decisão será neste sábado, às 18h (horário de Brasília), no Monumental de Lima.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.













