NBB 2025/26 terá mudanças no regulamento e quebra de recorde; Flamengo quer voltar ao topo

A próxima edição do Novo Basquete Brasil contará com uma série de mudanças no regulamento. A temporada 2025/26 terá 20 clubes, maior número da história, e passará por alterações relevantes no formato de disputa. O Flamengo, maior campeão do NBB com sete títulos, chega com elenco reformulado para retomar o protagonismo nacional.
➕ Oveja vê reforço do FlaBasquete como grande líder, pontuador e coringa
Além do Rubro-Negro, outras 19 equipes compõem a elite do basquete brasileiro, incluindo os estreantes Cruzeiro (MG) e Basket Osasco (SP), além do retorno do tradicional Rio Claro (SP). A única equipe que esteve na edição passada e não disputará a atual é o São Paulo, que encerrou suas atividades no basquete profissional. O clube tricolor foi vice-campeão em 2020/21, na última conquista da liga nacional do Orgulho da Nação.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
Confira os participantes da temporada 2025/26 do NBB:
- Flamengo (RJ)
-
Basket Osasco (SP)
-
Bauru Basket (SP)
-
Botafogo (RJ)
-
CAIXA Brasília Basquete (DF)
-
Caxias Basquete (RS)
-
Corinthians (SP)
-
Cruzeiro (MG)
-
Fortaleza Basquete Cearense (CE)
-
KTO Minas (MG)
-
Mogi Basquete (SP)
-
Pato Basquete (PR)
-
Paulistano (SP)
-
Pinheiros (SP)
-
Rio Claro (SP)
-
Mr. Moo São José (SP)
-
Sesi Franca (SP)
-
CEISC/União Corinthians (RS)
-
Unifacisa (PB)
-
Vasco da Gama (RJ)
Sistema de disputa
Com início marcado para o dia 18 de outubro, o NBB 2025/26 terá fase classificatória em turno e returno, totalizando 38 rodadas. Os 16 melhores avançam aos playoffs, que seguem com séries melhor de cinco jogos, mas em um novo modelo: o formato 1-2-2. Ou seja, os jogos 1, 4 e 5 ocorrem na casa do time de melhor campanha; os jogos 2 e 3, na do time de pior campanha.
Outra novidade importante é o rebaixamento direto: os dois últimos colocados da temporada cairão para a Liga Ouro. Apenas o campeão da edição 2026 da divisão de acesso poderá pleitear uma vaga no NBB 2026/27, o que visa manter competitividade do campeonato até o fim.
Flamengo reformula elenco e mira o topo
Sem títulos nacionais nas últimas quatro temporadas, já que a última conquista foi em 2020/21, o Flamengo caiu na semifinal do último NBB diante do Sesi Franca. Agora, o Rubro-Negro entra em quadra com novo elenco e metas: voltar ao topo do Brasil, defender o título da Champions League das Américas e o tri do Mundial Interclubes da FIBA, garantido após a conquista continental em 2024/25.
A equipe comandada por Sergio Hernández fechou o grupo com a chegada do argentino Alex Negrete, último nome confirmado para a temporada. Com ele, o FlaBasquete soma cinco reforços. São eles: Negrete, Markeith Cummings, Franco Baralle, Daniel Owenu e Wesley Castro. Nomes que se juntam aos atletas que renovaram e formam o novo time do Flamengo.
Elenco da Orgulho da Nação 2025/26:
-
Armadores: Alexey, Franco Baralle
-
Ala-armadores: Daniel Owenu, Alex Negrete
-
Alas: Shaq Johnson, Gui Deodato, Jhonatan Luz
-
Ala-pivôs: Kayo Gonçalves, Markeith Cummings
-
Pivôs: Ruan Miranda, Wesley Castro
-
Técnico: Sergio Hernández














