Morre Luís Fernando Veríssimo, mestre da crônica que imortalizou frase sobre o Flamengo

Atualizado: 30/08/2025, 11:12

Morreu neste sábado, 30 de agosto de 2025, aos 88 anos, o escritor e cronista Luís Fernando Veríssimo, um dos maiores nomes da crônica brasileira. Filho de Érico Veríssimo, ele construiu obra própria como humorista, contista e observador arguto do cotidiano, transitando com naturalidade entre literatura e futebol.

➕ 10 Livros obrigatórios para todo torcedor do Flamengo

Veríssimo era torcedor declarado do Internacional, clube que frequentemente aparecia em suas colunas. Ainda assim, seu olhar para o futebol extrapolava a paixão clubística: tratava o jogo como espelho do país, tema que atravessa livros como A eterna privação do zagueiro absoluto e Time dos sonhos.

Alfa.bet
Alfa.bet
5/5
proLayout intuitivo

SPA/MF Nº 2.100 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

O Flamengo no olhar de um colorado

Mesmo colorado, Veríssimo reconheceu o protagonismo do Flamengo na era recente. Em entrevista concedida a Roberto Dias para a Folha de S.Paulo (2020), cunhou a sentença que virou bordão entre rubro-negros:

“O futebol brasileiro hoje parece ser o Flamengo com um deserto em volta.”

A frase, recuperada e contextualizada pelo MundoBola neste matéria, sintetiza com ironia o abismo competitivo daquele período — e ajuda a explicar por que Veríssimo é tão citado quando cultura e bola se encontram.

Legado

Do Analista de Bagé à “Velhinha de Taubaté”, Veríssimo criou personagens e imagens que ficaram no imaginário brasileiro. Sua escrita de humor fino, compassada pelo jazz que tanto amava, atravessou gerações e inspirou cronistas, jornalistas e leitores.

Despedida

Veríssimo estava internado em Porto Alegre desde 11 de agosto, com quadro de pneumonia. A morte ocorreu neste sábado. Autoridades e instituições lamentaram a perda, e a despedida pública em Porto Alegre foi anunciada ao longo do dia.

 


Diogo Almeida
Autor
Editor-chefe e idealizador do projeto MundoBola, criado em 2015. Jornalista digital com 10 anos de experiência, residente no Rio de Janeiro. Acredita que o esporte é o assunto mais importante dos menos importantes.