Mattos: 'Filipe Luís estabeleceu novo paradigma no Flamengo'

Atualizado: 15/07/2025, 14:58

Ao ir a público em coletiva e expor toda situação de Pedro no Flamengo, segundo o jornalista Rodrigo Mattos, Filipe Luís criou um novo "paradigma" no clube.

➕ Luxemburgo critica Filipe Luís e diz como resolveria caso Pedro

De acordo com o comentarista, Filipe Luís definiu que no Flamengo não existirá mais espaço para "passada de pano" e condescendência. Ou seja, tudo será às ordens do técnico, com os jogadores tendo de entregar aquilo que está estabelecido, e quem não cumprir, não joga.

Esportes da Sorte
Esportes da Sorte
4/5
proDepósito mínimo R$1

Autorizado pela portaria SPA/MF n° 136/25 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Para Rodrigo Mattos, isso é uma mentalidade europeia, na qual Filipe Luís, habituado após anos como jogador no velho continente, está aplicando no Rubro-Negro.

"Eu acho que o Filipe Luís estabeleceu um novo paradigma no Flamengo, de que não tem mais passada de pano e não tem condescendência, e que a partir de agora é uma coisa meio mentalidade europeia, podemos dizer assim, né?", definiu.

Desde o início do ano, essencialmente com a chegada de José Boto, ficou claro que o Mengão adotaria esse modelo de gestão europeia. E o vestiário/comissão técnica não fica fora disso.

Até por isso a coletiva de Filipe Luís após vitória sobre o São Paulo gerou tanta repercussão, já que no Brasil, não é comum que o técnico exponha um jogador assim, colocando o clube como prioridade.

Rodrigo Mattos compara caso Pedro e Filipe Luís com dupla do PSG

Após tantas teorias e especulações, Filipe Luís foi a público e expôs tudo que vem acontecendo nos bastidores e porque Pedro não está sendo escalado. Desde deboche até, principalmente, falta de comprometimento, a situação que o técnico "criou" lembra a relação de sucesso entre Luis Enrique e Dembélé no PSG, segundo Rodrigo Mattos.

O jornalista cita como Luis Enrique convenceu que Dembélé, além de todo seu talento, teria que jogar pelo time sem a bola. O francês absorveu o recado, mudou sua maneira de jogar, e na atual temporada foi o grande destaque do time campeão da Champions League.

Rodrigo Mattos avalia que Filipe Luís fez isso com Pedro, estabelecendo regras e um modo de jogo que o atacante tem de seguir, entregando parâmetros físicos que seus companheiros já estão demonstrando em campo, e por isso jogam.

"É tipo o que o Luis Enrique fez com o Dembélé: olha, aqui as regras são essas, quer jogar, vai jogar dentro desses parâmetros aqui físicos, desse tipo de entrega, até porque os outros estão entregando isso fisicamente e estão entregando futebol", comparou Rodrigo Mattos.


Diedrich Bader
Autor
Jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP), 23 anos, natural de São Paulo. Atua na cobertura esportiva desde 2020, produzindo conteúdo focado em notícias, análises e repercussões do esporte.