Mateusão explica saída do Flamengo: 'Elenco muito forte'

Atualizado: 15/06/2025, 13:21
Mateusão exibe títulos conquistados com o Shabab Al-Ahly

Após uma temporada de afirmação coroada com três títulos, o centroavante Mateusão, formado na base do Flamengo, se consolidou como um dos destaques do Shabab Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos.

Ex-Flamengo, Mateusão relembra convívio com Filipe Luís

Em entrevista ao portal "Lance!", o jogador de 21 anos detalhou o processo de adaptação a uma nova cultura, celebrou a evolução em seu desempenho e projetou a participação na próxima Liga dos Campeões da Ásia, lançando um desafio direto aos clubes da Arábia Saudita, que dominam o cenário com altos investimentos.

Superbet
Superbet
4/5
proApostas ao Vivo

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

A decisão de deixar o Rubro-Negro em 2023, segundo o atacante, foi motivada pela busca por mais oportunidades.

"O Flamengo tinha um elenco muito forte, com muita concorrência, e acabou que a melhor opção foi vir para o Shabab. Foi um clube que apostou em mim, que confiou no meu trabalho e sou muito feliz em poder defender a camisa e retribuir em campo", explicou Mateusão.

Mateusão e vida no Oriente Médio

A transição para o Oriente Médio apresentou seus desafios, revelou o atacante.

"Toda mudança é complicada, e vir para um país com uma cultura completamente diferente foi um desafio. O início foi complicado, com toda a questão da adaptação", admitiu.

Ele credita a presença de outros jogadores brasileiros, incluindo dois atletas que também passaram pela base do Flamengo (Guilherme Bala e Yuri César), no elenco como um fator que facilitou o processo em um campeonato que define como "muito competitivo e equilibrado".

Os resultados em campo validam a escolha. Na última temporada, Mateusão marcou 13 gols e deu duas assistências, dobrando seus números em relação ao ano de estreia.

"Acho que é uma evolução natural, de quem chegou num país completamente diferente e foi se adaptando aos poucos. Consegui marcar gols, dar assistências, e, principalmente, conquistamos títulos, que é o grande objetivo de todos", avaliou.

Expectativa para Champions League da Ásia

Com a conquista da UAE Pro League, o Shabab Al-Ahli garantiu vaga na principal competição continental. Mateusão não esconde a ambição e encara de frente o poderio financeiro dos rivais sauditas, que têm atraído estrelas do futebol mundial.

"Vamos entrar na próxima Champions com o mesmo pensamento que entramos em todas as competições, que é a de buscar o título. A gente sabe que é uma competição muito difícil, mas sabemos do nosso potencial. A Champions é um sonho", declarou.

"Sabemos que a Arábia Saudita vem fazendo um grande investimento, mas nós também temos excelentes jogadores, estrutura e total capacidade de alcançar o título. Vai ser difícil, mas para todo mundo. Enfrentaremos dificuldades, assim como outros clubes terão dificuldades quando enfrentarem a gente", concluiu o centroavante.

Mateusão deixou o Flamengo para jogar no Shabab Al Ahli em julho de 2023. Na ocasião, o clube dos Emirados Árabes desembolsou 2 milhões de euros, cerca de R$ 10 milhões na cotação da época.


James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.