Maracanã retira 'véu de noiva' e ganha novo modelo de rede

Atualizado: 01/11/2023, 21:00
maracana flamengo

Na noite desta quinta-feira (24), o Brasil recebe o Chile pela Eliminatórias para a Copa do Mundo deste ano. A partida será no Maracanã, palco em que a seleção não atua há nove temporadas e para isso a administração do estádio preparou uma nova roupagem.

Nas últimas horas, foi divulgado que a rede ‘véu de noiva’, clássica do Maracanã nos jogos de Flamengo e Fluminense, deu lugar ao padrão FIFA em verde e amarelo. Confira abaixo.

Leia também: Alan Patrick pode retornar ao futebol carioca para disputa do Brasileiro

A reforma do gramado do Maracanã

Fechado desde dezembro do ano passado, o Maracanã passou por uma reforma para instalação do gramado híbrido. A administração do estádio foi quem bancou o custo de R$4 milhões da operação. Além disso, o Maraca contou com uma máquina belga de costura para finalizar a obra.

O gramado híbrido do Maraca contará com uma mistura de 90% de grama natural e 10% sintética. Marc Vercammen, executivo da empresa suíça GrassMax Systems, falou sobre a instalação do novo tapete do estádio à Maraca TV. Além disso, ele também revelou como o gramado suportará uma grande quantidade de jogos no estádio por ano.

“Toda a obra já começou antes do Natal. A Greenleaf tirou a capa, porque mudamos a capa superior da areia, colocando 15 centímetros da areia nova. Agora a máquina de costurar chegou há dez dias. O sistema reforça, então, vai ajudar a estabilidade, vai evitar danos e deformações no campo, com o qual o campo pode receber quatro vezes mais jogo do que nas condições normais”, disse.

Vercammen também citou alguns clubes ao redor da Europa com essa tecnologia. Além disso, o executivo confirmou que essa costura estará presente na Copa do Mundo do Qatar. Vale lembrar que o Ninho do Urubu está recebendo a mesma tecnologia do Maracanã, ou seja, o CT do Flamengo terá o mesmo gramado dos principais estádios do planeta.

“Todos os clubes na primeira divisão da Inglaterra têm o sistema (híbrido). Leeds (United), Leicester City, Tottenham, Real Madrid, (Athletic) Bilbao, Espanyol, Barcelona. A final da Copa do Mundo do Qatar vai ser jogada nesse sistema também, porque é uma obrigação da FIFA utilizados no Mundial tem que ser costurado com essa tecnologia.”


Compartilhe
Yago Martins
Autor
Jornalista formado pela Unisuam, 27 anos, natural do Rio de Janeiro. Atua na comunicação desde 2018, com passagens por rádio, TV e portais esportivos. Apaixonado por esporte e jornalismo.