Mano Menezes repudia falas que constrangeram Ancelotti em evento da CBF

Mano Menezes, técnico do Grêmio, criticou as declarações de Oswaldo de Oliveira e Emerson Leão durante o Fórum de Treinadores da CBF. Nesta terça-feira (4), ambos protagonizaram um climão ao criticarem a presença de treinadores estrangeiros no Brasil, enquanto Ancelotti estava ao lado no palco.
➕Grêmio aposta na Arena e em novos projetos para tentar reequilibrar finanças sem SAF
Em entrevista coletiva após a derrota para o Cruzeiro, o comandante do Tricolor Gaúcho não citou diretamente os nomes de Oswaldo e Leão. No entanto, Mano não poupou criticas ao episódio, que tomou conta dos debates nas redes sociais e nos programas esportivos.

Autorizado pela Portaria SPA/MF Nº 250, de 07/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
No início de sua declaração, o técnico do Grêmio relembrou um ensinamento de seu pai, que dizia que, ao convidar outra pessoa para sua casa, é preciso tratá-la com respeito sempre.
"Se eu convidar alguém, você pode ter certeza, pode ir tranquilo na minha casa, que nós vamos te respeitar. Não vamos discutir coisas que não são para se discutir. Podemos ter opiniões divergentes, mas vamos conversar sobre elas no lugar certo e não na hora errada - caso contrário, você perde todo o direito", disse Mano Menezes.
Questionado sobre as declarações de Emerson Leão e Oswaldo de Oliveira no Fórum de Treinadores da CBF, Mano Menezes lamentou a situação: "Ficou muito feio para todos nós treinadores brasileiros, porque aí todos nós vamos ser colocados no mesmo saco".
— ge (@geglobo) November 6, 2025
E aí, concorda? #Grêmio pic.twitter.com/VEnLJ8MZwZ
'Ficou feio para nós': Mano Menezes critica declarações de Oswaldo e Leão
O técnico do Imortal não poupou críticas às falas de Oswaldo de Oliveira e Emerson Leão. Para o comandante do Tricolor Gaúcho, a polêmica acabou ficando feia para todos os treinadores brasileiros e pode abrir margem a críticas sobre a classe.
"Ficou muito feio para todos nós, treinadores brasileiros, porque aí todos nós vamos ser colocados no mesmo saco. Esse é o sentimento que eu levo desse episódio. Então a discussão passa a ser: 'Porque são recalcados, são piores'. E eu não dei procuração para ninguém falar em meu nome", criticou o técnico.
Por fim, Mano Menezes responsabilizou indiretamente Oswaldo de Oliveira e Emerson pelas declarações polêmicas. Para o treinador do Grêmio, cada pessoa deve carregar a responsabilidade de suas próprias falas.
"Vamos deixar a declaração para as pessoas que foram responsáveis pela declaração. Não tenho porta-voz e ninguém está autorizado a falar em meu nome. Cada um é responsável pelo que fala, mas acho que o episódio ficou muito feio", afirmou o treinador do time gaúcho.
Relembre as falas polêmicas de Oswaldo e Leão que constrangeram Ancelotti
Durante o Fórum Brasileiro dos Treinadores de Futebol, promovido pela CBF, Oswaldo de Oliveira expressou o desejo de um técnico brasileiro estar comandando a Seleção Brasileira após Ancelotti deixar o cargo.
"Tomara! Inshalá! Nós queremos novamente os treinadores brasileiros brilhando e dirigindo os clubes e, também, o Ancelotti quando for embora depois de ser campeão ano que vem, que volte um brasileiro ao comando", disse o ex-técnico.
Apesar de afirmar que não gosta da vinda de técnicos estrangeiros ao Brasil, Emerson Leão reconheceu que a culpa dessa "invasão" tem sido dos próprios treinadores brasileiros.
"Eu sempre disse que eu não gosto de treinadores estrangeiros no meu país. Estou falando aqui na frente da nossa casa. O que eu mudei? Antes eu falava que eu não suportava, não suportaria. Mas tenho que ser inteligente o suficiente para dizer que isso tudo tem um culpado. Nós treinadores, somos os culpados da invasão de outros treinadores que não têm nada a ver com isso", disse Emerson.
O episódio repercutiu Brasil afora entre torcedores, imprensa e ex-jogadores. Grande parte do público que acompanha o futebol brasileiro não concordou com as falas de Leão e Oswaldo e se solidarizou com Ancelotti nas redes sociais.

Autorizado pela Portaria SPA/MF Nº 250, de 07/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.














