Lula terá reunião com presidente da Fifa e pedirá Copa do Mundo de Clubes 2029 no Brasil

Atualizado: 26/01/2026, 11:15

O presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, quer que a Copa do Mundo de Clubes 2029 seja realizada no Brasil. Para isso, vai se reunir com Gianni Infantino, presidente da Fifa. O encontro com o italiano será ainda nesta segunda-feira (26), na Palácio do Planalto, em Brasília.

➕ Quem é o artilheiro da Seleção Brasileira no ciclo para a Copa do Mundo 2026? Veja o ranking

Inicialmente, o encontro seria para tratar sobre a Copa do Mundo Feminina, disputada no Brasil, neste ano. Porém, Lula vai aproveitar para fazer um lobby, visando a disputa da Copa do Mundo de Clubes em 2029. A primeira edição do torneio foi um grande sucesso, disputada nos Estados Unidos, tendo o Chelsea como vencedor.

Fifa tem diversos países interessados em sediar a próxima Copa do Mundo de Clubes

Além do Brasil, diversos outros países tem interesse em sediar a próxima Copa do Mundo de Clubes. Ainda sem local definido, a Fifa tem escutados as candidaturas. Marrocos, Espanha e Catar foram outros que já deixaram claro e enviaram propostas para ser a sede da competição em 2029.

Na primeira edição, a Fifa seguiu uma linha de raciocínio ao definir os Estados Unidos como sede da Copa do Mundo de Clubes. A entidade justificou a escolha como uma espécie de evento preparatório para a Copa do Mundo do ano seguinte. Em 2030, o Marrocos será um dos países que receberão o Mundial, o que pode impactar a decisão caso sigam a mesma ideia.

A Fifa ainda não se pronunciou sobre o assunto, mas já garantiu mudanças no torneio. Além do local, em 2029 a Copa do Mundo de Clubes terá outro formato classificatório. Fora que, a premiação, certamente será maior.

O futebol brasileiro já tem um representante garantido na próxima edição. Atual campeão da Libertadores, o Flamengo já obteve sua vaga. No ano passado, o Fluminense foi quem chegou mais longe, parando nas semifinais.


Diedrich Bader
Autor
Jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP), 23 anos, natural de São Paulo. Atua na cobertura esportiva desde 2020, produzindo conteúdo focado em notícias, análises e repercussões do esporte.