León apela à CAS e busca voltar ao grupo do Flamengo no Mundial

Atualizado: 04/04/2025, 20:55
James Rodriguez, do León, dá instruções durante a partida da 13ª rodada entre León e Pumas UNAM, como parte do Torneo Clausura 2025 da Liga MX, no Estádio León, em 30 de março de 2025, em León, México.

A Corte Arbitral do Esporte (CAS) anunciou nesta sexta-feira (4) que julgará, no próximo mês, o recurso apresentado pelo Club León contra a decisão da Fifa, que o baniu do Grupo D do Mundial de Clubes, que conta com o Flamengo.

Perfil oficial do Mundial de Clubes destaca vitória do Flamengo na Libertadores

A punição foi imposta com base em um regulamento da entidade que impede a participação de clubes com o mesmo proprietário. O León e o Pachuca, considerados "clubes-irmãos" por pertencerem ao mesmo grupo empresarial, foram afetados pela decisão.

Superbet
Superbet
4/5
proApostas ao Vivo

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Ambos recorreram de forma separada, e o CAS confirmou que o León apresentou um recurso adicional diretamente contra a decisão do Secretário Geral da Fifa, com o objetivo de reverter a exclusão.

De acordo com o jornal mexicano "Record", a decisão da Corte Arbitral do Esporte (CAS) sobre o caso do Club León deve ser divulgada na semana do dia 5 de maio. Com esse prazo, a Fifa estima que o impasse será resolvido dentro de aproximadamente um mês.

Enquanto aguarda o julgamento, a Fifa já planejou uma solução alternativa: caso a decisão seja mantida, será realizada uma partida de playoff entre o Los Angeles FC, dos Estados Unidos, e o Club América, do México, para definir o classificado.

Time da Costa Rica segue disputando a vaga

Outro interessado na vaga é o Alajuelense, da Costa Rica. O clube apresentou um pedido formal à Fifa e está disposto a atender aos critérios financeiros impostos, incluindo o pagamento de pelo menos US$ 9,55 milhões, além da participação na divisão do prêmio total do torneio, estimado em US$ 1 bilhão.

A audiência sobre o caso do Alajuelense está marcada para o dia 23 de abril, em Madri, mas é tratada com menor prioridade diante do recurso do León.


James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.