Lembra dele? Ex-Flamengo, Jean Chera mira carreira como treinador

Atualizado: 27/02/2025, 19:15
Jean Chera tirando a licença para ser treinador

Jean Chera é mais um caso de uma grande promessa da base que não conseguiu vingar no futebol profissional. Aos 29 anos, ele evita se definir como ex-jogador, mas já se prepara para a vida após a carreira como atleta. O meia-atacante concluiu a licença B de treinador da CBF e planeja seguir no futebol, mas na beira do campo.

Santos corre contra o tempo para fechar com Thiago Maia

Quatro anos mais jovem que Neymar, Chera foi uma das primeiras promessas apontadas como sucessor do craque. No entanto, deixou o Santos em 2011 por divergências financeiras antes mesmo de assinar seu primeiro contrato profissional.

Superbet
Superbet
4/5
proApostas ao Vivo

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Após passagens frustradas por Genoa (Itália), Flamengo, Athletico-PR e Cruzeiro, retornou ao Santos em 2015, ainda com esperanças de decolar na carreira, o que nunca aconteceu.

Ficou apenas alguns meses no clube antes de ser emprestado à Portuguesa Santista e, posteriormente, teve uma breve passagem pelo Sinop, após rescindir contrato com o Alvinegro.

Em meados de 2016, aos 21 anos, Jean Chera anunciou sua aposentadoria, alegando desilusão com o futebol e a proximidade do nascimento de sua primeira filha.  

Em 2023, após seis anos longe dos gramados e sem sequer treinar, tentou retomar a carreira no São Bernardo. No entanto, permaneceu no clube por poucos meses e jogou apenas 25 minutos antes de uma tragédia familiar interromper seu retorno ao futebol.

Jean Chera já pode treinar time de base

Sem cravar a aposentadoria, Jean Chera tem se dedicado à formação para seguir no futebol. Recentemente, concluiu a licença B de treinador em um curso da CBF, o que lhe permite comandar equipes de base até a categoria sub-17. Seu objetivo agora é obter a licença A e buscar oportunidades como técnico ou auxiliar em um time profissional.

"Em um primeiro momento penso muito em trabalhar com profissional. Se surgisse algo para a categoria de base, não iria recusar, mas a minha primeira ideia é trabalhar com profissional. Começar de auxiliar técnico de alguém que já esteja trabalhando no profissional para ir aprendendo, pegando experiência, conhecendo o dia a dia de uma comissão técnica, porque pelo pouco que fiz na CBF, pelo curso, vi que é totalmente diferente do que imaginava", disse o ex-Flamengo.

Jean Chera deixou o Flamengo no fim de 2012, após uma passagem discreta e sem conseguir se firmar. Na época, ele chegou ao clube com a expectativa de retomar o protagonismo que tinha nas categorias de base do Santos, mas enfrentou dificuldades para se adaptar e não teve oportunidades no time profissional.

Além disso, questões físicas e a falta de desempenho esperado contribuíram para sua saída. Sem espaço, ele acabou deixando o Rubro-Negro sem causar grande impacto no Sub-17.

 


Compartilhe
James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.