Lanús 1x0 Flamengo: Rubro-Negro faz mais um jogo ruim e semiautomático evita derrota mais elástica

Atualizado: 19/02/2026, 23:47
LANUS X FLAMENGO - RECOPA - ESTADIO NESTOR DIAS PEREZ

O Flamengo teve mais uma noite para esquecer nesta temporada. No duelo de ida da Recopa, o Rubro-Negro apresentou um futebol muito abaixo do esperado e acabou derrotado pelo Lanús por 1 a 0, nesta quinta-feira (19), no estádio La Fortaleza, na Argentina.

➕ 'Brutal': Imprensa argentina se assusta com abismo entre Flamengo e Lanús

Comandado por Filipe Luís, o time pouco produziu e agora vai pressionado para o duelo de volta, no Maracanã, para não amargar o segundo vice-campeonato da temporada, já que perdeu a Supercopa do Brasil recentemente para o Corinthians.

Aposta tática frustrada e ataque inoperante

O técnico Filipe Luís tentou surpreender os argentinos ao escalar a equipe sem um centroavante de ofício. A estratégia envolveu o recuo de Lucas Paquetá para atuar como volante ao lado de Erick Pulgar, apostando em um quarteto com muita mobilidade na frente: Arrascaeta, Carrascal, Luiz Araújo e Everton Cebolinha.

No entanto, a escolha não funcionou na prática, principalmente na construção ofensiva. Isolado e sem referência, o Flamengo foi completamente inofensivo, registrando apenas uma única finalização no alvo adversário durante toda a partida.

Essa chance solitária ocorreu na reta final do primeiro tempo, quando Everton Cebolinha saiu cara a cara com Losada, mas parou em uma grande defesa do goleiro grená.

Semiautomático salva, mas Castillo pune

Por outro lado, o Lanús chegou a marcar no primeiro tempo com Rodrigo Castillo, mas o lance foi anulado por posição irregular.

Filipe Luís voltou do intervalo com o mesmo time, mas precisou mexer aos 13 minutos, acionando Pedro e Samuel Lino nas vagas de Arrascaeta e Cebolinha. O jogo continuou truncado e, aos 25 minutos, veio um novo susto. Castillo balançou as redes novamente após chute cruzado. Para o alívio da torcida rubro-negra, a arbitragem revisou o lance com o impedimento semiautomático e anulou mais uma vez.

Aos 30 minutos, o Flamengo fez mais uma alteração. Luiz Araújo, apagado no jogo, deu lugar a De La Cruz, empurrando Paquetá para uma função mais avançada. Mas o castigo veio exatamente no minuto seguinte.

Em uma bola alçada na área, Castillo, desta vez em condição legal, subiu entre os zagueiros Léo Pereira e Léo Ortiz e cabeceou firme para o fundo das redes, decretando o 1 a 0.

O Lanús não diminuiu o ritmo e quase ampliou logo depois, com Sepúlveda acertando a trave após cruzamento da direita. Sem forças para reagir, o Flamengo apenas administrou para não sair com uma derrota mais elástica.

Pressão para duelo no Maracanã

A partida de volta acontece na próxima quinta-feira (26), no Maracanã.

Para conquistar a Recopa no tempo normal, o Flamengo precisará vencer por dois ou mais gols de diferença. Um triunfo por apenas um gol de diferença força a prorrogação. Caso a igualdade persista no placar agregado durante o tempo extra, o título continental será decidido nos pênaltis.


James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.