La Liga denuncia insultos raciais contra Vini Jr

Atualizado: 06/03/2025, 20:21
Vini Jr não se cala em meio a mais um ataque racista da torcida do Atlético de Madrid

Nesta quinta-feira (6), La Liga denunciou os insultos racistas direcionados a Vinicius Junior durante a partida entre Real Sociedad e Real Madrid, pelo primeiro jogo da semifinal da Copa do Rei. Após a divulgação de um vídeo nas redes sociais mostrando um torcedor da equipe basca imitando um macaco em direção a Vini, a liga espanhola afirmou que já possui evidencias suficientes para encaminhar o caso à Polícia do País Basco.

Real Madrid rejeita pedido salarial de Vini Jr, afirma jornal espanhol

"Depois de compilar as provas necessárias da existência de insultos racistas e sua autoria - através da localização e análise das imagens e da realização de perícia de leitura labial - a LaLiga denunciou à Ertzaintza (Polícia do País Basco), os responsáveis pelos insultos e gestos racistas contra o jogador Vinicius Jr, no decorrer da semifinal da Copa do Rei entre Real Sociedad e Real Madrid, em 26 de fevereiro", comunicou a liga espanhola.

Superbet
Superbet
4/5
proApostas ao Vivo

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

O episódio registrado no vídeo ocorreu quando Vini estava próximo a uma das laterais do campo e começou a ser alvo de insultos da torcida da Real Sociedad. O craque, eleito o melhor do mundo, respondeu às provocações pedindo mais barulho e sorrindo. No momento em que um torcedor fez o gesto imitando um macaco, Vinicius estava de costas.

Durante a partida em San Sebastián, houve uma interrupção para exibir uma mensagem no telão alertando os torcedores sobre a proibição de comportamentos ofensivos nas arquibancadas. O lateral Asencio também foi alvo de ofensas por parte dos fãs da Real Sociedad, e Vini Jr, que foi o capitão do Real na partida, expressou sua insatisfação ao árbitro.

Casos de racismo contra Vini Jr são frequentes na Espanha

Desde sua chegada ao Real Madrid em 2018, o jogador já enfrentou diversas situações de discriminação em partidas no país. Em virtude dessas ocorrências, ele se tornou uma figura importante na luta contra o preconceito no futebol, cobrando ações mais efetivas de La Liga e da Federação Espanhola.

Um dos episódios mais graves ocorreu em maio de 2023, durante um jogo contra o Valencia no Estádio Mestalla, quando torcedores imitaram sons de macaco em direção ao atleta revelado no Flamengo. Vini ficou indignado, reclamou com o árbitro e apontou para um torcedor nas arquibancadas. A partida foi interrompida, mas retomada logo em seguida, resultando na expulsão de Vini após uma jogada.

A resposta de Vinicius gerou grande repercussão, chegando a provocar uma manifestação do governo brasileiro. A CBF lançou uma campanha contra o racismo em apoio ao jogador, e LaLiga se comprometeu a intensificar suas medidas contra o preconceito nos estádios. Esse episódio aumentou a pressão sobre as autoridades espanholas para responsabilizar e levar à justiça os torcedores envolvidos em atos racistas.


James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.