Joshua decide e Flamengo bate o Sampaio Corrêa no Carioca Sub-17

Atualizado: 26/11/2024, 12:42
Joshua e os demais companheiros comemorando o gol do Flamengo pelo Carioca Sub-17.

Em ‘jogo maluco’, o Flamengo venceu o Sampaio Corrêa por 5 a 4 na Gávea na tarde deste sábado (28). A equipe de Eduardo Zuma mostrou seu poder de reação ao virar a partida pela 9ª rodada da Taça Guanabara. Kaio Gomes, com dois gols, David Viana e Joshua, também duas vezes, marcaram os gols do Mengão. Um lance inusitado no fim da parte foi crucial para a vitória rubro-negra.

Primeiro Tempo

O Flamengo foi dominante na partida, mas o time de Saquarema-RJ mostrou objetividade logo no início do confronto, fazendo um belo gol logo aos dois minutos. O Rubro-Negro não demorou para reagir. Após boa jogada de Jhefinho, o Camisa 7 encontrou Kaio Gomes na entrada da área, que carregou e chutou forte para empatar.

Flamengo perde para o Fluminense e deixa o Brasileirão Sub-17

O Mais Querido continuou impondo seu ritmo, buscando a virada ainda na primeira etapa; e ela veio. Após ótima virada de jogo de Giovanni, Jhefinho recebeu na direita, que dominou dentro da área e acionou Kaio Gomes. O artilheiro passou pelos marcadores e chutou. A bola desviou no marcador e sobrou nos pés de David Viana, que só teve o trabalho de empurrar para a rede.

Aos 42 da etapa inicial, o Sampaio Corrêa chegou ao empate em mais um bonito gol, dando números finais ao primeiro tempo, com 2 a 2 no placar.

Segundo Tempo

O Flamengo voltou determinado a fazer um jogo mais objetivo na segunda etapa. E a proposta começou a dar certo. Fred fez lindo cruzamento da esquerda para a área e Kaio Gomes mostrou que não carrega a Camisa 9 à toa. Com cabeçada típica de centroavante, marcou o terceiro gol do Mengo, colocando a equipe em vantagem novamente.

Grande promessa do Flamengo na categoria, Joshua entrou no lugar de David Viana, que fez boa atuação, e mostrou que tem estrela. Fred fez cobrança curta de escanteio, acionando Guilherme. O lateral fez linda finta sobre o marcador, pela direita e cruzou para área. A bola bateu na zaga adversária e sobrou para o Camisa 21 fazer o quarto gol, minutos depois de entrar na partida.

Em contra-ataque, aos 30 minutos, o Sampaio diminuiu a diferença, ensaiando uma reação. O Mengão sentiu o gol, dando espaços para a equipe de Saquarema acreditar num empate, que aconteceu aos 42 minutos da etapa final.

Lance inusitado dá vitória ao Flamengo

O Rubro-Negro, que parecia ‘estar nas cordas’, contou com ‘ajuda’ da regra para vencer a partida. Após cobrança de falta de Guilherme, o goleiro adversário fez uma defesa tranquila, encaixando a bola. Depois, soltou, buscando passar o tempo, até ser pressionado por Kaio Gomes e novamente ter posse da bola.

No entanto, conforme o livro de regras da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a ação é passiva de marcação de tiro livre indireto. Confira o trecho:

Um tiro livre indireto será concedido se um goleiro cometer uma das seguintes infrações no interior da própria área penal:

  • controlar a bola com a mão ou o braço por mais de seis segundos antes de repô-la em jogo;
  • tocar na bola com a mão ou o braço após repô-la em jogo e antes de que ela toque em outro jogador;
  • tocar na bola com a mão ou braço, a não ser que tenha claramente chutado ou tentado chutá-la para repô-la em jogo, depois de:
    a bola ter sido deliberadamente chutada para o goleiro por um companheiro de equipe;
    o goleiro a receber diretamente de um arremesso lateral executado por um companheiro de equipe;

Mesmo com todo o time do Sampaio Corrêa na frente da meta rubro-negra, Lucas Vieira rolou para Joshua dar uma pancada e decidir a partida.

Com a vitória, o Flamengo de Joshua chegou aos 19 pontos na competição, ultrapassando Volta Redonda, derrotado pelo Madureira e Fluminense, que joga amanhã (29) contra o líder Botafogo, que tem a mesma pontuação do Mengão, mas um jogo a menos. Próximo jogo do Mais Querido é contra o alvinegro, fora de casa, no próximo sábado (5).


Compartilhe
James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.