José Aldo se aposenta oficialmente em ato emocionante no UFC

Atualizado: 13/10/2025, 16:17
José Aldo sobe ao palco do UFC para se despedir do esporte e abraça esposa e filha

José Aldo está oficialmente aposentado do MMA. No último sábado (11), o lutador — que é torcedor assumido do Flamengo — participou de uma cerimônia emocionante no UFC Rio, palco de várias outras glórias da carreira. No centro do octógono, a lenda se despediu do esporte em meio às lágrimas e junto à família.

➕ José Aldo recebe homenagem por feitos e entra em Hall da Fama

O evento realizado pelo UFC aconteceu na Farmasi Arena, no Rio de Janeiro, e teve como luta principal o embate entre Charles do Bronx e Mateusz Gamrot. A homenagem a José Aldo, porém, foi feita logo após a primeira luta do card principal, travada entre o brasileiro Ricardo Ramos e o australiano Kaan Ofli.

Bet365
Bet365
5/5
proGrande variedade de mercados

Autorizado pela Portaria SPA/MF Nº 250, de 07/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Após o embate, que terminou com vitória por finalização de Ofli, José Aldo subiu ao octógono do UFC e imitou a posição que costumava fazer nos inícios das lutas, de costas para a grade. Depois, a lenda caminhou até o centro do octógono e depositou um par de luvas, em gesto simbólico de aposentadoria.

Naturalmente, a torcida presente à Farmasi Arena ovacionou José Aldo, que não conseguiu segurar as lágrimas. Com o nome gritado pelo público e muito emocionado, o lutador chamou a filha e a esposa ao palco e oficialmente se despediu dos fãs. Em cena genuinamente histórica, o ídolo deixou o octógono do UFC pela última vez.

História de José Aldo

O lutador, nascido em Manaus, está fora dos ringues desde maio de 2025, quando perdeu para Aiemann Zahabi no UFC 315. O combate foi o último após 20 anos de história no MMA, com 32 vitórias e dez derrotas. José Aldo reinou na divisão peso-pena do UFC por vários anos e também acumulou o cinturão do WEC, na era pré-Dana White.

A história do lutador envolve uma realidade extremamente pobre, que o manauara deixou para trás para seguir o sonho de ser lutador. No Rio de Janeiro, todavia, encarou uma série de dificuldades, como a falta de um lugar para ficar e a necessidade de se alimentar. As coisas mudaram a partir de 2004, com a chegada à academia Nova União.

Torcedor assumido do Flamengo, José Aldo conquistou as principais vitórias da carreira sobre grande nomes do esporte, como Urijah Faber, Frankie Edgar, Chad Mendes e vários outros. Entre 2006 e 2014, o brasileiro não perdeu uma luta sequer, com 18 vitórias consecutivas. 

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: WhatsappBlueskyThreadsTwitter (X)Instagram e Facebook.


Compartilhe
João Lobo
Autor
Capixaba radicado no Rio de Janeiro, jornalista que acredita no poder do jornalismo como ferramenta de inclusão e transformação social. Apaixonado pela escrita e pela arte de observar o mundo por diferentes lentes.