José Aldo recebe espaço no Museu do Flamengo após anunciar aposentadoria

Atualizado: 22/05/2025, 18:24
José Aldo se prepara para iniciar luta no UFC

Aposentado oficialmente do MMA desde o dia 11 de maio, o lutador José Aldo foi homenageado pelo Flamengo e recebeu um espaço temporário no museu que fica localizado na Gávea.

➕ Neymar e CR7 no Flamengo? Jogadores receberam convite especial de José Aldo

O local formará uma espécie de santuário da carreira de José Aldo, expondo itens como cinturões de UFC e WEC, luvas e outros itens que marcaram a caminhada do ex-campeão no esporte.

Bet365
Bet365
5/5
proGrande variedade de mercados

Autorizado pela Portaria SPA/MF Nº 250, de 07/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Ao longo da carreira, José Aldo se tornou um dos maiores lutadores brasileiros da história, campeão durante anos da categoria dos penas no UFC. Desde o início, sempre ressaltou o amor pelo Flamengo.

Ao receber o cinturão em sua primeira luta pelo UFC, após a incorporação do WEC, José Aldo exibiu uma bandeira da Torcida Jovem do Flamengo em cena que ficou marcada. 

"Tive a honra ser convidado pela equipe do Museu do Flamengo e receber uma homenagem tão especial. O museu agora guarda também parte da minha trajetória e conquistas no UFC, em exposição temporária na Gávea. Um espaço que representa muito pra mim, não só pela minha história no esporte, mas também pela minha paixão de sempre: o Flamengo", celebrou Aldo.

A exposição já contou até com a presença de Diego Ribas, ex-camisa 10 e capitão do Flamengo e amigo pessoal de José Aldo. Os dois posaram para fotos em frente às homenagens.

O anúncio de aposentadoria de José Aldo, aos 38 anos, veio após a derrota para Aiemann Zahabi, no UFC 315. Ainda dentro do octógono, o brasileiro anunciou que seria sua última luta.

A carreira de José Aldo no MMA

Durante o tempo em que competiu, José Aldo conquistou 32 vitórias e sofreu dez derrotas. Destes, 15 triunfos e seis revezes foram no UFC.

Um dos maiores nomes da organização na história, Aldo já era campeão dos penas no WEC, ao nocautear Mike Brown em novembro de 2009. Quando a organização foi comprada pelo UFC, o brasileiro encarou Mark Hominick para unificar o título e venceu novamente.

Na maior organização do mundo, ainda empilhou vitórias sobre Kenny Florian, Chad Mendes, Frankie Edgar, Chan Sung Jung, Ricardo Lamas e novamente Chad Mendes até perder o título para Conor McGregor, em 2015.

Aldo recuperou o título ao vencer Frankie Edgar em 2016, tornando-se campeão interino e depois linear após McGregor deixar o cinturão vago. No entanto, perdeu para Max Holloway na luta seguinte e ainda sofreu um novo revés na revanche. De lá para cá, lutou mais 11 vezes até pendurar as luvas.


João Lobo
Autor
Capixaba radicado no Rio de Janeiro, jornalista que acredita no poder do jornalismo como ferramenta de inclusão e transformação social. Apaixonado pela escrita e pela arte de observar o mundo por diferentes lentes.