Jornalista se diz 'convencido' por defesa do Flamengo em caso Bruno Henrique

Atualizado: 11/11/2025, 17:22
Bruno Henrique comemora gol em Flamengo x Sport

Antes crítico sobre a conduta do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) no caso Bruno Henrique, o jornalista André Rizek se disse "convencido" pela defesa do Flamengo. Afinal de contas, o comunicador entendeu que o atacante cometeu um erro, mas não pode ser comparado a atletas que efetivamente contribuíram com manipulações.

➕ Flamengo vê CBF ignorar proposta sobre gramado sintético em reunião do fair play financeiro

O julgamento de Bruno Henrique se dá por um cartão sofrido contra o Santos, no Brasileirão de 2023, em ato combinado com o Flamengo. Como estava pendurado, o atacante foi punido mais uma vez para escolher em qual jogo cumprir a suspensão, algo comum no futebol.

7KBet
7KBet
4/5
proQuase 2000 jogos de 6 provedoras diferentes

Autorizado pela Portaria SPA/MF n.º 322/2025, de 17/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

No entanto, ao comunicar o irmão de que forçaria o cartão, Bruno Henrique entrou no olho do furacão e passou a ser investigado. A questão é que não houve ajuda a grupos dedicados a manipular o jogo, algo destacado por Rizek após o adiamento da decisão sobre o caso, que será ouvida na próxima quinta-feira.

"As pessoas meio que enlouqueceram e colocaram o Bruno Henrique no mesmo balaio do Nino Paraíba, do Eduardo Bauermann, e são coisas diferentes. Você pode opinar que o Bruno Henrique poderia pegar um jogo de suspensão, o que você não pode opinar é que exista um artigo no CBJD que contemple a situação do Bruno Henrique. Não tem! A gente precisa atualizar o CBJD", explicou Rizek.

O ato de forçar o cartão foi assumido pelo jogador, assim como o Flamengo admitiu saber que Bruno Henrique tentaria ser punido. A questão é que o jogo não acabou manipulado, e Rizek explicou que não há artigos no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) que impeçam a sequência de atos do jogador.

"Pra mim, a situação do Bruno Henrique está muito clara. E todo esse barulho que está acontecendo é causado por desinformação, clubismo e indignação fácil. Falam: ‘Tem que punir’. Claro que tem que punir, mas qual é a lei para punir?", questionou.

Por fim, Rizek se disse "convencido" pela defesa do Flamengo, que explicou seus argumentos ao tribunal. Na visão do jornalista, a sessão — que será retomada na quinta-feira — dificilmente terminará com Bruno Henrique suspenso. E o próprio jornalista concorda que uma multa seria mais apropriada.

"Eu fui convencido pela defesa do Flamengo, que foi coerente e impecável nos seus argumentos. Acho difícil rebater a defesa do Flamengo. Como também acho que o relator do caso achou a solução que dava, que é a multa máxima de R$ 100 mil. Isso é o que eu penso. Pra mim, o caso é assim", finalizou Rizek.

Com Bruno Henrique treinando, o Flamengo trabalha durante a Data Fifa para o jogo contra o Sport, neste sábado. A equipe de Filipe Luís viaja a Recife para enfrentar o último colocado do Brasileirão, em jogo adiado devido à participação na Copa do Mundo de Clubes. A bola rola a partir de 18h30 (horário de Brasília).

 


João Lobo
Autor
Capixaba radicado no Rio de Janeiro, jornalista que acredita no poder do jornalismo como ferramenta de inclusão e transformação social. Apaixonado pela escrita e pela arte de observar o mundo por diferentes lentes.