Jornalista palmeirense vê Flamengo superior, mas faz ponderações: 'A diferença é...'

Atualizado: 06/05/2025, 17:45

Nos últimos tempos surgiu um debate sobre uma possível "espanholização" do futebol brasileiro. Essa teoria se baseia na diferença de investimento e qualidade de Flamengo e Palmeiras para o restante dos outros times do país. O jornalista palmeirense Danilo Lavieri comparou o elenco dos dois, afirmando que ainda enxerga o rubro-negro na frente.

➕ Zinho compara líderes do Brasileirão: 'Sou Flamengo, mas o Palmeiras...'

Dominantes no futebol brasileiro nos últimos anos, 2025 caminha para mais um duelo entre Flamengo e Palmeiras, principalmente pelo título do Brasileirão. Só nas primeiras sete rodadas, os clubes já alternaram a liderança três vezes.

Esportes da Sorte
Esportes da Sorte
4/5
proDepósito mínimo R$1

Autorizado pela portaria SPA/MF n° 136/25 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Para muitos, esse embate passa pela qualidade dos elencos, comparados por Danilo Lavieri, que afirmou que o time titular rubro-negro está acima do palmeirense, citando nomes do Fla que jogariam tranquilamente no clube paulista.

"Para mim, o time titular do Flamengo está acima do Palmeiras. Então tem Gerson, tem Arrascaeta, tem Pedro. Esses três, eu falo sem pensar que seriam titulares do Palmeiras. O Pulgar seria titular do Palmeiras. O Wesley seria titular do Palmeiras em condições normais. Então, quando você analisa, você compara, o time titular do Flamengo tem peças mais decisivas", definiu Danilo.

Danilo Laveri aponta onde Palmeiras é melhor que o Flamengo

Apesar de enxergar um Flamengo com o time titular melhor que o Palmeiras, quando se trata de elenco e a possibilidade de fazer alterações, Danilo Lavieri afirma que o time paulista sai na frente.

Segundo o comentarista, enquanto o Flamengo não consegue manter o nível do time titular quando precisa poupar jogadores importantes, o Palmeiras tem essa capacidade.

No entanto, faz questão de ressaltar que isso se dá por conta do Palmeiras não ter um time tão bom quanto o Flamengo, logo, as trocas e aqueles que entram e saem, estão nivelados por baixo, em comparação ao Rubro-Negro.

"O que eu acho que o Palmeiras é um pouco melhor é na hora de você fazer a troca e o rodízio, você consegue manter o nível mais parecido, justamente pelo Palmeiras não ter um time titular tão absurdo assim. Lógico que é muito bom, não estou dizendo que não, mas o Gerson é um jogador muito mais difícil de ser substituído. Arrascaeta é um jogador que há anos não é substituído. Então eu acho que a diferença para o Flamengo e para o Palmeiras é que o Flamengo não consegue manter um nível de um time titular na mesma pegada quando faz as trocas", analisou.

Ainda nesta linha de raciocínio, segundo o jornalista, até por conta de "uniformidade" no elenco palmeirense, o time oscila menos em relação ao Flamengo no Brasileirão.

"Já o Palmeiras, quando troca Paulinho, Vitor Roque, quando sai o Richard Rios, consegue manter um nível mais parecido. Então até por isso a gente vê o Palmeiras oscilando menos nesse Brasileirão", disse Danilo.

Flamengo é favorito em mata-mata

Colocando o Palmeiras como mais propicio a se sair bem em um torneio de pontos corridos, ainda assim, Danilo Lavieri acredita que seja uma disputa "pau a pau" no Brasileirão.

Em contrapartida, o Flamengo se sobressai em mata-matas. Isso porque, naturalmente, campeonatos mais longos e com muito mais jogos, tende a prevalecer a equipe com maior equilíbrio e consistência ao final do torneio.

Já num campeonato de "tiro-curto", como, por exemplo, a Libertadores, prevalece a equipe com um time titular melhor e mais decisivo, que na hora H faz a diferença.

"Mata-mata, Palmeiras e Flamengo, eu ponho o Flamengo como favorito. No decorrer do ano todo, num campeonato de pontos corridos, aí para mim é bem pau a pau, justamente por esse equilíbrio no elenco do Palmeiras", afirmou.

Nessa segunda janela de transferências do ano, a ideia do Flamengo é justamente trazer nomes para buscar esse equilíbrio no elenco, permitindo que Filipe Luís promova um rodízio com mais qualidade e consistência na ausência de peças de qualidade.


Diedrich Bader
Autor
Jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP), 23 anos, natural de São Paulo. Atua na cobertura esportiva desde 2020, produzindo conteúdo focado em notícias, análises e repercussões do esporte.